EDUCAÇÃO E ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT

Autores

  • Luciele da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC
  • Celso João Carminati Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

Resumo

Este estudo tem como objetivo a reflexão sobre as contribuições do pensamento de Immanuel Kant (1724-1804) para o ensino e a aprendizagem da filosofia. A relevância do pensamento de Kant através de sua ideia de desenvolvimento humano e de conceitos como autonomia, emancipação e disciplina tornam-se importantes instrumentos de análise na medida em que se faz necessário repensar constantemente as finalidades da educação e o papel da filosofia no processo educativo. É válido acrescentar que Kant não se dedicou exclusivamente a escrever sobre educação, porém em algumas de suas obras é possível encontrar indícios de sua preocupação com a formação do homem que aqui tomamos como base para relacionarmos alguns de seus conceitos com a educação escolarizada e especificamente com o ensino de filosofia. A partir da análise concluiu-se que, de acordo com Kant, a filosofia é uma atividade racional e que, portanto, não pode ser ensinada. Sendo assim, o trabalho filosófico em sala de aula pressupõe a não redução da filosofia a um simples repertório de saberes já que ela deve estar direcionada para o reconhecimento do aluno como um ser pensante e autônomo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciele da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM; Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC.

Celso João Carminati, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

Doutor em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

SILVA, L. da; CARMINATI, C. J. EDUCAÇÃO E ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8595. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino