EDUCAÇÃO E ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT
Resumo
Este estudo tem como objetivo a reflexão sobre as contribuições do pensamento de Immanuel Kant (1724-1804) para o ensino e a aprendizagem da filosofia. A relevância do pensamento de Kant através de sua ideia de desenvolvimento humano e de conceitos como autonomia, emancipação e disciplina tornam-se importantes instrumentos de análise na medida em que se faz necessário repensar constantemente as finalidades da educação e o papel da filosofia no processo educativo. É válido acrescentar que Kant não se dedicou exclusivamente a escrever sobre educação, porém em algumas de suas obras é possível encontrar indícios de sua preocupação com a formação do homem que aqui tomamos como base para relacionarmos alguns de seus conceitos com a educação escolarizada e especificamente com o ensino de filosofia. A partir da análise concluiu-se que, de acordo com Kant, a filosofia é uma atividade racional e que, portanto, não pode ser ensinada. Sendo assim, o trabalho filosófico em sala de aula pressupõe a não redução da filosofia a um simples repertório de saberes já que ela deve estar direcionada para o reconhecimento do aluno como um ser pensante e autônomo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.