ALFABETIZAÇÃO E SABERES ELEMENTARES

Autores

  • Silvestre Filipe Gomes Universidade 11 de Novembro (UON)

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre a maneira como a alfabetização é considerada e levada a cabo pelo processo da escolarização. O foco da reflexão é a zona rural e os alvos da alfabetização ou educação de jovens e adultos, ou ainda escolaridade da segunda oportunidade, na sua concepção genérica. O problema aqui levantado é a desvalorização dos saberes dos moradores das zonas não urbanas e daqueles cujas consciências não foram trabalhadas pelo dispositivo da escolarização, julgados como analfabetos ou ignorantes, diante da supervalorização da alfabetização e da escolarização. Sem pretensões de ignorar o valor social da escolarização e dos seus saberes, aqui procura-se relativizar o conceito da hegemonia desse dispositivo sugerindo uma abertura para um diálogo entre os saberes escolares e os elementares, encarando o alfabetizando como sujeito histórico e cultural. O seu reconhecimento ôntico seria um elemento importante para a criação de relações de complementaridade entre os saberes da ciência moderna e os saberes elementares advindas das diferentes práticas sociais.

Palavras-chave: Alfabetização; Saberes elementares; Ciência moderna; Escolarização.

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Publicado

31-10-2016

Como Citar

GOMES, S. F. ALFABETIZAÇÃO E SABERES ELEMENTARES. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 14, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8991. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino