O PAPEL DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERROGAÇÃO A PARTIR DE DELEUZE
Resumo
Este artigo tem a pretensáo de interrogar qual o efetivo lugar que a história da filosofia tem nas Orientações Curriculares Nacionais - Filosofia 2006, ou seja, é perguntar o que configura a noçáo de história da filosofia e conseqüentemente seu papel às aulas de Filosofia no Ensino Médio. Essa interrogaçáo se apóia nas categorias de Gilles Deleuze de filosofia, em especial ao seu entendimento com relaçáo a história da filosofia, e à luz desta pretende-se localizar as asserções para o fazer filosófico, bem como outras assertivas ao diálogo com as demais disciplinas, papel igualmente proposto pelo documento, em que a apresenta com um legado próprio, ou seja, com uma tradiçáo que em forma amplamente conhecida como História da Filosofia, pode propor-se ao diálogo com outras áreas do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.