O PAPEL DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERROGAÇÃO A PARTIR DE DELEUZE

Autores/as

  • Jéferson Luis de Azeredo

Resumen

Este artigo tem a pretensáo de interrogar qual o efetivo lugar que a história da filosofia tem nas Orientações Curriculares Nacionais - Filosofia 2006, ou seja, é perguntar o que configura a noçáo de história da filosofia e conseqüentemente seu papel às aulas de Filosofia no Ensino Médio. Essa interrogaçáo se apóia nas categorias de Gilles Deleuze de filosofia, em especial ao seu entendimento com relaçáo a história da filosofia, e à luz desta pretende-se localizar as asserções para o fazer filosófico, bem como outras assertivas ao diálogo com as demais disciplinas, papel igualmente proposto pelo documento, em que a apresenta com um legado próprio, ou seja, com uma tradiçáo que em forma amplamente conhecida como História da Filosofia, pode propor-se ao diálogo com outras áreas do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

24-02-2011

Cómo citar

AZEREDO, J. L. de. O PAPEL DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERROGAÇÃO A PARTIR DE DELEUZE. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 6, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/935. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos de la Educación y la Enseñanza