CONSIDERAÇÕES SOBRE O MÉTODO DA HISTÓRIA FILOSÓFICA DE HEGEL

Autores

  • Maurício Sérgio Bergamo

Resumo

O artigo detém-se em mostrar algumas das principais considerações do método da história filosófica de Hegel. Esse método é desenvolvido pelo filósofo no segundo capítulo de sua obra, A Razão na História. Diferentemente do método da história filosófica, Hegel refuta o método da história universal e da história reflexiva por não estarem pautados na universalidade da razão. Por serem contingentes, ligados as particularidades mundanas, Hegel rechaça-os para desenvolver um método filosófico voltado a apreender a história em termos universais. Para fundamentar seu método filosófico da história, Hegel discerne sobre os estamentos da essência do espírito: subjetivo, objetivo e absoluto. A essência do espírito, nesse contexto, refere-se a Ideia de Liberdade. Ela, para torna-se absoluta e permitir com que a História do Mundo realize seu têlos, necessariamente, precisa perpassar pelos estados subjetivos e objetivos. Transposta pela vontade no mundo empírico em um primeiro momento, para, posteriormente, interiorizar-se novamente no âmbito lógico, a Ideia de Liberdade torna-se absoluta, se e somente se, for desvencilhada do domínio subjetivo e objetivo. No estado subjetivo a vontade é a responsável por exteriorizar a Ideia na realidade mundana. Em seu estado objetivo, para tornar-se absoluta, a ideia, necessariamente, precisa contemplar-se. Essa autocontemplação, por sua vez, refere-se ao movimento dialético da exteriorização à interiorização. Novamente no interior da consciência, a Ideia torna-se universal, perfeita. Por possuir esses atributos está ligada aos intentos da providência. Logo, apreender a História do Mundo através da universalidade da razão corresponde aos desígnios de Deus. Desta maneira, será pertinente investigar neste artigo, os conceitos básicos que Hegel utiliza para fundamentar o método da história filosófica, a saber: Espírito, Vontade e Ideia de Liberdade.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Sérgio Bergamo

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Regional Integrada (2010). Pós-Graduado Lato Sensu em História da Ciência, pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim/RS, (2013). Pós-Graduado Lato Sensu em Epistemologia e Metafísica pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Erechim, (2015). Pós-Graduado Stricto Sensu, nível mestrado em Geografia, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão/PR. Acadêmico do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Doutorado, pela mesma instituição. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

08-07-2017

Como Citar

BERGAMO, M. S. CONSIDERAÇÕES SOBRE O MÉTODO DA HISTÓRIA FILOSÓFICA DE HEGEL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/9657. Acesso em: 25 abr. 2024.