MARXISMO E POSITIVISMO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Authors

  • Ana Claudia Rodrigues Russi UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Abstract

Este artigo tem como objetivo principal apresentar os fundamentos e aspectos gerais que caracterizam a concepção positivista e a materialista-histórica, através de uma análise comparativa entre ambas. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico, baseado nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico, que abordou as principais obras que representam estas concepções. Observamos que elas apresentam uma compreensão diferente sobre as relações sociais, a história e o ser humano. Ademais, elas também apresentam projetos históricos opostos. Conclui-se que estas teorias representam posições de classe diferentes que foram magistralmente elaboradas e que, por isso, devem ser estudadas e compreendidas a fundo. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Claudia Rodrigues Russi, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Mestre em Políticas e Gestão em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora de Educação Física formada pelo curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UEM. Foi acadêmica bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/Sesu) do Departamento de Educação Física, acadêmica bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID-Educação Física) e também foi bolsista do Projeto de Extensão Educação e Educação Física: Aproximações de Análise à Luz da Crítica da Economia Política (ESTE). Atualmente é estudante do curso de Doutorado em Políticas e Gestão em Educação pelo PPE da UEM. Também é Integrante do Projeto de Ensino Educação, Educação Física e Marxismo (EFEMARX/ESTE) e também do Projeto de Extensão Educação e Educação Física: Aproximações de Análise à Luz da Crítica da Economia Política (ESTE).

Published

08-07-2017

How to Cite

RODRIGUES RUSSI, A. C. MARXISMO E POSITIVISMO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/10055. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Fundamentos da Educação e Ensino