NOTAS SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA EM NÍVEL MÉDIO: A PARTIR DE NIETZSCHE, ATRAVÉS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Authors

  • Bárbara Romeika Rodrigues Marques

Abstract

Os escritos de Nietzsche fornecem elementos de reflexáo acerca do mundo moderno. É a partir da crítica que lança à Cultura de seu tempo que podemos perceber o papel da Educaçáo nesse tempo da técnica, do conhecimento que se atrela a uma aplicabilidade específica. Faz-se intençáo neste texto um percurso no pensamento nietzschiano quando de sua inspiraçáo à formaçáo de um novo homem. Para pensar, também, a atividade filosófica em nível médio enquanto reflexáo e para desviar de seu trajeto o cárcere do conceito que mantém o humano longe de sua condiçáo natural de ser-mais. Como, enfim, “afirmaçáo do ser” poderia guiar a atividade do “filósofo funcionário” em sala de aula? Esse texto propõe algumas observações sobre Educaçáo intuídas por Nietzsche bem como busca acolher o esforço dos pedagogos que se afinam aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Uma tentativa primeira de que atividade filosófica em nível médio faça valer o risco de sua obrigatoriedade no currículo regular.

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Published

03-07-2011

How to Cite

MARQUES, B. R. R. NOTAS SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA EM NÍVEL MÉDIO: A PARTIR DE NIETZSCHE, ATRAVÉS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1078. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Ensino de Filosofia