NOTAS SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA EM NÍVEL MÉDIO: A PARTIR DE NIETZSCHE, ATRAVÉS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Abstract
Os escritos de Nietzsche fornecem elementos de reflexáo acerca do mundo moderno. É a partir da crítica que lança à Cultura de seu tempo que podemos perceber o papel da Educaçáo nesse tempo da técnica, do conhecimento que se atrela a uma aplicabilidade específica. Faz-se intençáo neste texto um percurso no pensamento nietzschiano quando de sua inspiraçáo à formaçáo de um novo homem. Para pensar, também, a atividade filosófica em nível médio enquanto reflexáo e para desviar de seu trajeto o cárcere do conceito que mantém o humano longe de sua condiçáo natural de ser-mais. Como, enfim, “afirmaçáo do ser” poderia guiar a atividade do “filósofo funcionário” em sala de aula? Esse texto propõe algumas observações sobre Educaçáo intuídas por Nietzsche bem como busca acolher o esforço dos pedagogos que se afinam aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Uma tentativa primeira de que atividade filosófica em nível médio faça valer o risco de sua obrigatoriedade no currículo regular.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.