A ESCOLA PRIMÁRIA EM TEMPOS DE MODERNIDADE: GRUPO ESCOLAR "AUGUSTO SEVERO" - NATAL/RN (1908 - 13)
Abstract
A partir da dissertaçáo de mestrado da autora destaca-se o processo de implantaçáo dos grupos escolares no Brasil inserido na Reforma da Instruçáo Pública republicana, nas primeiras décadas do século XX, e por sua vez contemporânea do processo de modernizaçáo das principais cidades brasileiras. No Rio Grande do Norte, acontece em conformidade com os demais Estados brasileiros, a partir de uma açáo normativa geral, que estabelecia desde a criaçáo dos grupos escolares, passando pelos planos de ensino, até os parâmetros urbanísticos e arquitetônicos, conforme os códigos de ensino de 1910, 1911 e 1913. Utiliza-se fontes documentais e estudos historiográficos como metodologia de trabalho, o que possibilita constatar que com a criaçáo do Grupo Escolar “Augusto Severo”, na cidade de Natal, capital do Estado, no ano de 1908, representa marco do processo de inovaçáo educacional do ensino público primário e se inscreve como equipamento urbano no cenário de modernidade da cidade, para atender às expectativas da Reforma da Instruçáo Pública do governo republicano de Alberto Maranháo (1908-13).Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.