A ESCOLA PRIMÁRIA EM TEMPOS DE MODERNIDADE: GRUPO ESCOLAR "AUGUSTO SEVERO" - NATAL/RN (1908 - 13)

Autores/as

  • Ana Zélia Maria Moreira

Resumen

A partir da dissertaçáo de mestrado da autora destaca-se o processo de implantaçáo dos grupos escolares no Brasil inserido na Reforma da Instruçáo Pública republicana, nas primeiras décadas do século XX, e por sua vez contemporânea do processo de modernizaçáo das principais cidades brasileiras. No Rio Grande do Norte, acontece em conformidade com os demais Estados brasileiros, a partir de uma açáo normativa geral, que estabelecia desde a criaçáo dos grupos escolares, passando pelos planos de ensino, até os parâmetros urbanísticos e arquitetônicos, conforme os códigos de ensino de 1910, 1911 e 1913. Utiliza-se fontes documentais e estudos historiográficos como metodologia de trabalho, o que possibilita constatar que com a criaçáo do Grupo Escolar “Augusto Severo”, na cidade de Natal, capital do Estado, no ano de 1908, representa marco do processo de inovaçáo educacional do ensino público primário e se inscreve como equipamento urbano no cenário de modernidade da cidade, para atender às expectativas da Reforma da Instruçáo Pública do governo republicano de Alberto Maranháo (1908-13).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

03-08-2011

Cómo citar

MOREIRA, A. Z. M. A ESCOLA PRIMÁRIA EM TEMPOS DE MODERNIDADE: GRUPO ESCOLAR "AUGUSTO SEVERO" - NATAL/RN (1908 - 13). Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1096. Acesso em: 21 nov. 2024.