A ESCOLA PRIMÁRIA EM TEMPOS DE MODERNIDADE: GRUPO ESCOLAR "AUGUSTO SEVERO" - NATAL/RN (1908 - 13)
Resumen
A partir da dissertaçáo de mestrado da autora destaca-se o processo de implantaçáo dos grupos escolares no Brasil inserido na Reforma da Instruçáo Pública republicana, nas primeiras décadas do século XX, e por sua vez contemporânea do processo de modernizaçáo das principais cidades brasileiras. No Rio Grande do Norte, acontece em conformidade com os demais Estados brasileiros, a partir de uma açáo normativa geral, que estabelecia desde a criaçáo dos grupos escolares, passando pelos planos de ensino, até os parâmetros urbanísticos e arquitetônicos, conforme os códigos de ensino de 1910, 1911 e 1913. Utiliza-se fontes documentais e estudos historiográficos como metodologia de trabalho, o que possibilita constatar que com a criaçáo do Grupo Escolar “Augusto Severo”, na cidade de Natal, capital do Estado, no ano de 1908, representa marco do processo de inovaçáo educacional do ensino público primário e se inscreve como equipamento urbano no cenário de modernidade da cidade, para atender às expectativas da Reforma da Instruçáo Pública do governo republicano de Alberto Maranháo (1908-13).Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.