RACIONALIDADE, STASIS E EPISTEMOLOGIA; TRÊS CONTRIBUIÇÕES DA VIRADA RETÓRICA À FILOSOFIA DA CIÊNCIA KUHNIANA
Abstract
Já é bem conhecida a reviravolta que, em grande parte iniciada pelo filósofo da ciência Thomas Kuhn a partir de meados do século passado, abriu as portas para que a ciência deixasse de ser pensada inteiramente em termos lógico-formais e passasse a considerar o elemento social e subjetivo na descrição do desenvolvimento científico. Menos conhecida, contudo, é a perspectiva retórica que daí surgiu a fim de complementar as lacunas deixadas por Kuhn. Os representantes dessa corrente passaram a estudar o tipo de estratégias argumentativas utilizadas pelos cientistas a fim de conseguir a adesão de outros cientistas, e como esse modo de agir afeta nossa compreensão da ciência. Neste texto, pretendemos apresentar as ideias de três autores que contribuíram para aprofundar o trabalho de Kuhn nesse sentido. Em primeiro lugar, Marcello Pera, que, negando a relação de dependência entre racionalidade e método, aponta o uso da argumentação como o verdadeiro traço racional da ciência. Na mesma linha, Lawrence Prelli, que, usando a teoria retórica clássica, descreve os mecanismos através dos quais os proponentes de teorias bem sucedidas defendem suas posições. Por fim, apresentaremos ainda as ideias de Barry Brummett, para quem a retórica desempenha um papel essencial no processo de conhecimento da realidade, fornecendo assim o equivalente a uma base epistemológica à perspectiva retórica da ciência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.