SER FELIZ: REFLEXÕES SOBRE A FELICIDADE E SEUS IMPERATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID12229Abstract
Este artigo tem por objetivo compreender os dilemas do ser humano na contemporaneidade, na busca da felicidade em face de seu desejo incessante de experimentar e apreender a vida em sua totalidade. Tarefa espinhosa que transcende às demandas humanas de preencher o seu vazio existencial. Além de investigar as proposições teóricas- eudaimônicas e existencialistas de felicidade embasadas em Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicuro, Sponville, Freud e outros; analisa-se a; e a confronta como produto da produção alienável, da imposição social e da compulsão pelo consumismo. Existe a vida feliz? A felicidade é um bem supremo? É possível o viver feliz sem as imposições e as pressões externas? São algumas das questões que pretendemos refletir com o presente estudo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.