A CONCEPÇÃO FILOSÓFICA DA MORTE EM SCHOPENHAUER
Abstract
Este artigo objetiva explicitar o pensamento filosófico de Arthur Schopenhauer (1788-1860) sobre a morte e sua relação com a indestrutibilidade do nosso ser-em-si e suas interpretações no homem como vontade e representação do mundo. A construção deste trabalho filosófico se baseou em uma pesquisa bibliográfica, aprofundando o pensamento schopenhaueriano sobre o assunto em seus escritos como O mundo como vontade e representação e Da morte e sua relação com a indestrutibilidade do nosso ser-em-si, utilizando também referências da filósofa brasileira e professora da USP, Scarlett Marton. A perspectiva de Arthur sobre esse tabu na atualidade quebra a concepção equivocada da humanidade sobre a morte ser algo ruim ou assustador. Seu pensamento é visto um tanto quanto pessimista, no entanto, o problema não é sua interpretação sobre o assunto, mas a construção histórica que a sociedade compõe de ignorar a morte e viver como se esta nunca fosse chegar. As características que o filósofo expõe sobre o que é a morte e o que é a vida, sofreram grandes mudanças desde o século XIX em que viveu, até hoje no século XXI, descrevendo uma banalização da morte e uma distorção do seu significado. Espero com este texto contribuir para o aprofundamento do debate filosófico sobre a morte em Schopenhauer e sua relação com as diversas concepções existentes na contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.