Esclarecimento, desintegração da linguagem e integração social: um ensaio
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13481Abstract
Através de uma tentativa de intermediação entre a Dialética do esclarecimento de Adorno e Horkheimer e O homem unidimensional: estudos da ideologia da sociedade industrial de Herbert Marcuse, trata-se de pensar a questão da integração social – enquanto bloqueio dos potenciais emancipatórios e práticas sociais excludentes (fascismo, por exemplo) – pelo viés da desintegração da linguagem. Por esta, entendemos consistir em um processo (situado no bojo do Esclarecimento) de des-dialetização do conceito que, em síntese, provoca o apagamento da consciência histórica, turva o horizonte de possibilidades historicamente realizáveis contido no interior da palavra.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.