UMA REVISÃO CRÍTICA SOBRE A LEITURA HABERMASIANA DA DIALÉCTICA DO ILUMINISMO DE ADORNO E HORKHEIMER
Abstract
O artigo visa levar a cabo uma revisáo crítica da leitura habermasiana da Dialéctica do iluminismo de Adorno e Horkheimer, tendo como pano de fundo a perspectiva de uma reavaliaçáo do potencial da filosofia adorniana, para lá das fronteiras teóricas da chamada segunda geraçáo da Escola de Frankfurt. Face ao teor crítico da leitura proposta por Habermas, tratar-se-á de discutir dois aspectos que lhe estáo subjacentes: a identificaçáo da dimensáo mítica do iluminismo com a “racionalidade instrumental”, por um lado, e, por outro, o diagnóstico segundo o qual estaria em causa na Dialéctica do iluminismo uma totalizaçáo da crítica que conduziria inevitavelmente a filosofia a uma situaçáo aporética que ameaça conduzi-la ao beco sem saída do cepticismo. Face a este duro diagnóstico, sugere-se que a dimensáo paradoxal do pensamento de Adorno pode constituir – permanecendo fiel à sua definiçáo enfática da filosofia como “pensamento que náo se deixa travar” – uma vertente imprescindível do pensar filosófico capaz de desencadear, com o seu carácter perturbador, uma crítica imanente da razáo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.