PENSAR A CRÍTICA: DIÁLOGOS SOBRE A TEORIA LITERÁRIA E A LITERATURA
Abstract
Resumo
A crítica literária estabeleceu-se como um discurso que, ao julgar as obras desde os princípios e conceitos teóricos formalistas, ou mesmo os pressupostos linguísticos estruturalistas em busca de uma gramática da literatura, analisando-as objetivamente, ou ainda a tentativa de analisá-las de acordo com determinados elementos, à luz da crítica feminista, psicanalítica, genética, estilística e outras abordagens, aproxima-se do comentário sobre outro discurso limitando o seu acaso, pois os aspectos encontrados num texto servem para justificar as categorias existentes em outros, pressupondo uma universalização da literatura. Obviamente, a influência que um texto exerce sobre outros torna possível que as mesmas categorias sejam encontradas em obras diversas de autores diferentes, mas nem todas as obras podem ser analisadas como exemplos que reforçam e repetem conceitos. É possível que, em muitos casos, a abordagem escolhida sobreponha-se à obra e o crítico exerça sobre a crítica um papel semelhante ao do autor sobre a obra, não só pela tentativa de nivelamento pela repetição e pelo mesmo, retomando o texto, mas pelo jogo de identidade na forma de um eu. Princípio do comentário e, ao mesmo tempo, do autor, na crítica literária, conferindo autoridade no interior de um discurso e deste sobre outro. Que papel a crítica literária exerce sobre a poesia contemporânea? Ou melhor, que crítica literária dialogaria com algumas obras contemporâneas e como dialogaria? Este trabalho intenciona refletir sobre a análise literária numa perspectiva que esfacela os interditos criados por algumas abordagens e, ao mesmo tempo, pensá-la como um diálogo aberto entre a filosofia e a poesia, a partir de questões suscitadas pelos poemas de Civone Medeiros estabelecendo relações com textos de Foucault, Piglia e Blanchot. A análise literária emerge no limite entre a obra e o comentário, a unidade dissolve-se, numa linguagem dispersa, que encerra em si mesma outra coisa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.