JACQUES LACAN, FILOSOFIA, PSICANÁLISE E CIÊNCIA
Abstract
Jacques Lacan chegou a dizer que era um autor cristalino. Nem todos os seus leitores e críticos estariam de acordo. Frente às possíveis obscuridades parece-me que é preciso retornar a Lacan da mesma forma pela qual ele voltou a Sigmund Freud. Assim como náo há discurso sem perda, também náo há leitura sem quebra, pois desde a perspectiva da ciência prevalece a ilusáo sem a possibilidade de eliminar essa falta. Como é sabido, para o discurso da psicanálise a perda é uma necessidade sem a qual o discurso se fecharia sobre si mesmo, sob o suposto de que alguém poderia anunciar o último significante que viria a fechar a cadeia da linguagem, a fim de apresentar uma ordem simbólica sem falta.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.