GESTÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES: COMO ESTRUTURAR E AVALIAR SERVIÇOS INFORMACIONAIS IMPACTANTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR
Abstract
Diante da visualização da importância do papel educativo do bibliotecário e da biblioteca nas normas legislativas que regulamentam os sistemas de educação do país, busca-se indicar como gestores de bibliotecas em ambiente escolar podem criar objetivos estratégicos para fomentar o uso das unidades como instrumento pedagógico. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica da literatura da área, reunindo indicadores de avaliação estratégica, objetivos pedagógicos de serviços de educação de usuários no âmbito de letramento informacional e ferramentas de medição de qualidade da prestação de tais serviços. Os resultados mostraram que os objetivos específicos da proposta do letramento informacional podem ser utilizados como metas estratégicas para o fomento da qualidade da biblioteca escolar e que a avaliação da estrutura da unidade e a medição da satisfação dos usuários com os serviços informacionais prestados são passos primordiais para a seleção dos objetivos/habilidades/competências que devem ser priorizados nas atividades de educação de usuário.
Palavras-chave: Letramento informacional. Estudo de usuários da informação. Indicadores de gestão.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.