A PEDAGOGIA KANTIANA E A EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU: COMPARAÇÕES MORAIS E POLÍTICAS

Autores/as

  • Hamilton Cezar Gomes Gondim Universidade Federal da Paraíba
  • Roberto Pereira Veras UFPB

Resumen

Este artigo propõe uma análise comparativa entre o modelo pedagógico de Immanuel Kant e o pensamento educativo de Jean-Jacques Rousseau com foco nas áreas concernentes à formação moral e política do educando. Os fundamentos que propõe tais pensadores apresentam proximidades e distâncias quanto ao relacionamento entre a condução das inclinações e sentimentos para a moral, bem como os predicados a serem desenvolvidos para a formação do homem na vida política. Entretanto, revelam-se em ambos os filósofos uma indissociabilidade entre a educação e a formação moral e política do homem na vida civil.

Palavra-chave: Educação. Ética. Modernidade. Política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hamilton Cezar Gomes Gondim, Universidade Federal da Paraíba

Mestre (2014), licenciado (2012), Bacharel (2011) em filosofia pela universidade federal da paraíba. Professor substituto na Uepb no perído entre 2016-2017

Roberto Pereira Veras, UFPB


Mestre e Doutorando em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professor substituto da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Membro do grupo de pesquisa SACRATUM/CNPQ e da Associação Brasileira de Filosofia da Religião - ABFR.

Publicado

09-02-2018

Cómo citar

GOMES GONDIM, H. C.; VERAS, R. P. A PEDAGOGIA KANTIANA E A EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU: COMPARAÇÕES MORAIS E POLÍTICAS. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 17, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/12119. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino