Corporeidade e negritude no ensino de Filosofia – uma abordagem Filosófica.
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13802Resumen
Grande parte da tradição filosófica ocidental foi traçada a partir da dicotomia mente-corpo. Dicotomia esta que desvelou tantas outras relativas ao Ser, à realidade, à epistemologia, a saber, interioridade-exterioridade, essência-fato, imanência-transcendência. Vários teóricos pensaram a questão da dicotomia e uma abordagem muito presente entre os que criticam a mesma é a da corporeidade. O objetivo deste artigo é o de apresentar a questão da corporeidade e da negritude como presentes problemas filosóficos. Através de uma revisão bibliográfica de teóricos que pensaram o corpo em uma perspectiva ontológica, este artigo irá apresentar a necessidade de pensar o corpo na busca de dissolver as contrariedades decorrentes da dicotomia mente-corpo, principalmente no que tange à intersubjetividade, visando a possibilidade de uma reflexão filosófica que não suprima a presença do outrem.
Na medida em que o corpo é compreendido como lugar de significação, latência de significado no mundo e em relação com os outros, é necessário que a reflexão filosófica volte-se à ele para compreender a instituição da cultura e da história. Neste sentido, apresentarei algumas abordagens possíveis no ensino de Filosofia a partir da corporeidade pensada através de questões do gênero e da negritude, de como estes movimentos são potencializadores para o pensar filosófico em sala de aula.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.