As NOÇÕES DA CATEGORIA “SUJEITO” NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM

UMA REFLEXÃO DOS SEUS DESLOCAMENTOS AO LONGO DA HISTÓRIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID31947

Palabras clave:

Sujeito, história, noção, linguagem, filosofia

Resumen

Las ideas y los estudios sobre el sujeto como categoría, no solamente lingüística sino también filosófica, sufrieron cambios que se desdoblaron a lo largo del desarrollo epistemológico y social de la mirada del hombre sobre sí mismo y del otro, en una relación de alteridad. A partir de ese punto de vista, este trabajo tiene por objetivo discutir las nociones de la categoría ‘sujeto’ a lo largo de la historia, tomando como “lingüística” todo lo que se refiere a la lengua/lenguaje. De esta manera, es necesario un abordaje de esa categoría de antes de las consideraciones de la Lingüística como ciencia; o sea, una mirada a la noción de esta categoría antes de los escritos del francés Ferdinand de Saussure. Para ello, se discutieron momentos de la historia y  pensadores, considerando también el carácter descontinuo de estos “hitos históricos” y no limitados a fechas, partiendo de la noción de sujeto en la Grecia Antigua, avanzando hasta el período conocido como Edad Media, hasta finalmente llegar al sujeto moderno, discutiendo los puntos de vista de Bakhtin (1992), Benveniste (1991), Althusser (1992), Michel Pêcheux (1995), Lacan (2009) y Michel Foucault (2008) para que el lector pueda construir un panorama de cómo la noción acerca del sujeto ha ido cambiando desde la era Clásica hasta la modernidad y cómo, de alguna manera, esas ideas se entrelazan. Finalmente, se refleja aquí que las nociones sobre la categoría sujeto se han desarrollado en un movimiento de una noción centrada en la relación del individuo consigo mismo y con lo social hacia una relación social para el individuo, de manera que el individuo gana un vaciamiento para ser ocupado por distintas formaciones discursivo-ideológicas que funcionan; siendo, de este modo, un “lugar reflejo” del funcionamiento discursivo, que puede ser ocupado por diferentes individuos, la noción más coherente con los estudios desarrollados más modernamente sobre los cuales ya no existe el interés anterior de considerar el sujeto como originário.

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Biografía del autor/a

Monica Fontenelle Carneiro, Universidade Federal do Maranhão

 Doutora em Linguística e Pós-Doutora em Linguística também pela UFC. Especialista em Língua Inglesa e em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna e Estrangeira também pela UFMA, Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLETRAS (Mestrado Acadêmico em Letras) - São Luís (também vice-coordenadora no biênio 2021-2023) e do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLETRAS (Mestrado Acadêmico em Letras) - Bacabal, assim como professora colaboradora do PPGDIR - Programa de Pós-Graduação em Direito, todos da UFMA. Professora do Departamento de Letras da UFMA, com experiência nas áreas de Letras e Linguística, tendo especial interesse em Linguística Cognitiva,Linguística Aplicada, Psicolinguística, Lingua(gem), Metáfora, Discurso e Ensino/Aprendizagem de Línguas. É membro das seguintes associações: ABRALIN (Aaaociação Brasileiras de Linguistas), coordenando a Comissão de Linguística e Cognição, no biênio 2021 a 2023; ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística), coordenando o Grupo de Trabalho Linguística e Cognição - LINGCOG, no biênio 2021-2023; e ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil). Participou do Grupo deTrabalho Estudos LInguísticos na Amazônia Brasileira - ELIAB , também da ANPOLL, no período de 2019-2021 Participa, como pesquisadora, dos Grupos de Pesquisa GELP-COLIN/UFC e GEPLA/UFC, liderando suas unidades em São Luís/ MA, bem como dos Grupos de Pesquisa Cultura, Direito e Sociedade - GPCDES/UFMA e Formação e Linguagem - GEFORLIN/IFMA. Participa, como membro titular da Comissão Institucional de Ciências Humanas do PIBIC/PIBITI. Participa ainda, como pesquisadora líder de equipe brasileira, do Projeto Internacional de Pesquisa Bibliography of Metaphor and Metonymy (METBIB), coordenado pelas Universidades de Córdoba e de La Rioja (Córdoba e La Rioja, Espanha), em parceria com a John Benjamins Publishing Company (Holanda), junto à qual atua como Editora Associada do projeto; e, também, como pesquisadora colaboradora, do Projeto Conceitualização da Metáfora Mãe-Terra por brasileiros e falantes de outras línguas: um estudo comparativo intercultural, coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Universidade da California em Santa Cruz (EUA),Universidade de Umeå (Suécia), dentre outras, e pela Universidade Federal do Maranhão, assim como coordenadora dessa pesquisa no Maranhão. Realizou estágio no Programa de Educação Continuada do Rhode Island College (EUA), como Professora Visitante, e participou do Curso de Ensino a Distância em Países em Desenvolvimento do International Extension College no Instituto de Educação da Universidade de Londres como bolsista do governo britânico. Participa, como autora de capítulos, das obras: Linguagem, Cultura e Discurso, vol.1/vol.2 (Pedro e João Editores); Linguagem e cognição: desafios e perspectivas contemporâneas (Mercado de Letras); (Per)Cursos (Inter)Disciplinares em Letras vol.1 (Pontes); Linguagem e cognição (Insular); Gênero, ensino e formação de professores e Múltiplas facetas da língua(gem) (Ed. Mercado de Letras); Letras em foco: a linguagem sob diversos olhares, Estudos sobre linguagem: análises linguísticas, discursivas e literárias, Ensino de línguas: tecnologia, Interação e Interfaces, Ensino de Línguas:Interfaces e novas perspectivas, Identidade e discurso: uma perspectiva multidisciplinar, Discursos Linguísticos e Literários, Literatura e outros saberes, Ensino de línguas e discurso, Ensino de línguas e práticas discursivas, Agir de linguagem na escola e na universidade, Estudos da Lingugem: da descrição linguística a suas interpretações (EDUFMA) e, como organizadora, das quatro últimas. Coordenou quatro Cursos de Letras/ Inglês CAESP-PARFOR em municípios maranhenses.

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Publicado

24-09-2023 — Actualizado el 25-09-2023

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Cómo citar

RIBEIRO, A. F.; CARNEIRO, M. F. As NOÇÕES DA CATEGORIA “SUJEITO” NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM: UMA REFLEXÃO DOS SEUS DESLOCAMENTOS AO LONGO DA HISTÓRIA. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 68–86, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n2ID31947. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31947. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Filosofia e linguagens