A EDUCAÇÃO E O SER HUMANO EPIMETEU NO PENSAMENTO DE IVAN ILLICH: notas introdutórias

Autores/as

  • Gildemarks Costa e Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumen

 

Neste texto, tem-se por objetivo retomar a crítica de Illich ao ser humano Prometeu e a escola. Pretende-se mostrar, a partir de Illich, que o problema da relação educação e liberdade não se restringe a buscar formas de melhorar a escola, mas, para além disso, é necessário questionar o próprio fundamento de que a educação terá que se efetivar, necessariamente, por meio da tecnologia da escola.

 

Palavras-chave: Ivan Illich. Tecnologia. Educação. Prometeísmo social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gildemarks Costa e Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, com estágio de Pós-Doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal.

Pós-Doutorando no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal.

Professor Associado UFPE

 

Publicado

12-02-2015

Cómo citar

SILVA, G. C. e. A EDUCAÇÃO E O SER HUMANO EPIMETEU NO PENSAMENTO DE IVAN ILLICH: notas introdutórias. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6255. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino