JACQUES RANCIÈRE E A DEMOCRACIA EM LITERATURA
Resumen
Através da interpretação de Jacques Rancière, o presente texto tem por objetivo mostrar a maneira como a partir do realismo romanesco a literatura passou a ser desenvolvida em um espaço de escrita no qual uma série de pressupostos normativos são quebrados e no qual qualquer assunto ou qualquer pessoa, isto é, pertencente a qualquer condição social, podem vir a ser objeto literário sério, o que pode ser encarado enquanto a democracia em literatura. Rancière vai associar esse fato à denúncia da igualdade sensível de qualquer pessoa, associando-o à universalidade do juízo estético kantiano e à proposta de Schiller no que diz respeito a uma educação estética da humanidade que retirava dessa igualdade sensível o princípio de uma nova liberdade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.