CONTORNANDO ANTINOMIAS DO CONCEITO DE CERTEZA EM WITTGENSTEIN
Resumen
No presente artigo, argumentamos que, se não for estritamente gramatical, o conceito wittgensteineano de certeza é paradoxal. Com efeito, a definição negativa, não-paradoxal de certeza ou bem não reflete adequadamente os casos de atribuição de certeza – em parte por apenas particionar manifestações contingentes, em parte por incluir casos anti-intuitivos –, ou bem é circular, enquanto sua definição positiva como ato é paradoxal e redundante. Definir a certeza, alternativamente, como disposicional, contorna seu caráter redundante, mas mantém a contradição constitutiva do conceito. Como saída para o problema, propomos separar categoricamente a certeza enquanto regra gramatical de suas manifestações disposicionais.
Palavras-chave: Certeza. Disposições. Wittgenstein. Paradoxos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.