DIVERSIDADE E ADVERSIDADE: A EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO LIBERAL-ILUMINISTA

Autores/as

  • Felipe Augusto de Luca USP

Resumen

O intuito deste trabalho é analisar o conceito de educação e sua relação com o conceito de cidadania dentro do período iluminista, momento que traz de forma nítida os contornos do regime econômico liberal, cujos ideais de racionalidade e livre concorrência passam a ditar as normas de comportamento da sociedade como um todo. Por um lado, observaremos que desta relação derivam ideias de um sistema educacional livre, laico e gratuito – vislumbrando o desenvolvimento pleno do educando – mas, por outro lado, o estímulo ao individualismo e à competição fará com que este sistema muitas vezes seja caracterizado como elitista, conservador e dominado pelo livre jogo do mercado, o que para nós entra em contradição com a ideia de uma educação voltada para o desenvolvimento da consciência cidadã. Rousseau surgirá neste período iluminista como restaurador da relação entre educação e cidadania, ou melhor, abrirá as portas da educação para uma revisão pedagógica que, de modo estrito, visou o desenvolvimento bilateral entre os aspectos individual e comunitário; entretanto, será ainda a influência do regime liberal na educação que trará uma rápida transformação técnica da educação: educadores e educandos, agora sob forte racionalização dos conteúdos escolares nos parecem refletir uma educação para o ajustamento e não para a emancipação e exercício da cidadania, o que também nos remete no momento atual a observar a tendência trans-épocal de buscar o esclarecimento visando combater o mito e o poder, ou seja, o mesmo projeto do século das luzes

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Augusto de Luca, USP

Mestre em Filosofia pela USP

Publicado

12-02-2015

Cómo citar

DE LUCA, F. A. DIVERSIDADE E ADVERSIDADE: A EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO LIBERAL-ILUMINISTA. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6495. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino