OS DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE TEÓRICA

Autores/as

  • Yvisson Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Resumen

o presente artigo tratar-se-á de analisar os documentos do MEC e dá-los uma interpretação a luz de pesquisadores da filosofia da Educação. A obrigatoriedade do ensino da disciplina de filosofia desde o ano de 2008 vem arregimentando a ideia da imprescindibilidade da mesma no Ensino Básico. Pensar a filosofia é pensar as categorias da razão, da criticidade, da emancipação dos sujeitos da educação e, principalmente, da cidadania. Graças aos documentos do MEC serem visto como um avanço a referida disciplina no ensino médio, conclui-se que com a oficialização desses documentos oficiais a busca de autonomia do aluno e, seguramente, a efetivação do ato de pensar e questionar o mundo hodierno de forma filosófica ganharam respaldos legais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yvisson Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em Educação pelo PPGE/CEDU/UFAL e tutor a distância pelo CIED/UAB/UFAL

Publicado

12-02-2015

Cómo citar

GOMES DOS SANTOS, Y. OS DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE TEÓRICA. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6519. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino