OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Raimunda Aurilia Ferreira de Sousa Universidade Federal do Ceará-UFC

Resumen

O presente trabalho emerge como uma iniciativa de problematização do uso dos conceitos geográficos no processo de ensino aprendizagem da Geografia escolar, envolvendo o exercício da pesquisa bibliográfica. A base de coleta de dados se constituiu na revisão de literatura, visando à identificação de documentos que tratem sobre os conceitos geográficos, além de orientações sobre mediações didáticas para se trabalhar os conceitos geográficos em sala de aula.  Desse modo, torna-se essencial a utilização dos conceitos geográficos no ensino de geografia partindo da realidade dos alunos, tendo em vista que essas concepções de análise do espaço geográfico permitem maior interpretação crítica da realidade ao qual os alunos estão inseridos. Conclui-se assim que os conceitos geográficos, nesse caso os conceitos de paisagem, território, lugar e região, devem ser trabalhados de forma didática em sala de aula, mediatizados pelas práticas pedagógicas adotadas pelo professor. A inserção do cotidiano do aluno em sala de aula por meio desses conceitos permite maior compreensão do meio social em que vivem e desse modo, permitirá maior interesse e empenho dos alunos pelos conhecimentos geográficos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raimunda Aurilia Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Ceará-UFC

Graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA;

Especialista em Ensino de Geografia pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará-UFC

Publicado

14-09-2015

Cómo citar

SOUSA, R. A. F. de. OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 12, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6765. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos de la Educación y la Enseñanza