SOCIEDADE CIVIL, PODER COMUNICATIVO E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA
Resumen
Resumo
O artigo discute o papel do poder comunicativo (kommunikative Macht) enquanto recurso normativo da esfera pública (Öffentlichkeit), sua potencial contribuição e limites tendo em vista a democratização da esfera pública através da mobilização e institucionalização das liberdades comunicativas (kommunicativen Freiheit) dos cidadãos que participam da sociedade civil (Zivilgesellchaft), e que procuram entender-se mutuamente alcançando o consenso acerca de temas, problemas e contribuições elaborados em condições de igualdade e liberdade discursiva livres das pressões dos imperativos estratégicos dos sistemas funcionais, conforme o modelo da democracia deliberativa (deliberativen Demokratie) de Habermas. Além de descrever as ameaças que comprometem o potencial emancipatório do poder comunicativo, apresento um diagnóstico (provisório) sobre o conceito em suas interações com outras quatro categorias de poder – poder político, poder social, poder econômico e poder da mídia –, e avalio se tal estratégia pode explicar adequadamente o declínio da autonomia da esfera pública informal e da esfera pública política (politische Öffentlichkeit) em razão do domínio que aí exercem os interesses privados e econômicos, a burocracia e a comunicação de massa.
Palavras-chave: Sociedade civil. Poder comunicativo. Democratização. Esfera pública.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.