A METAFÍSICA DE ISAAC NEWTON
Resumen
Analisamos o manuscrito Peso e Equilíbrio dos Fluidos, de Isaac Newton, datado da virada da década de 1660 para a de 1670. Num momento de ruptura com Renè Descartes, encontramos o jovem Newton numa dura crítica recorrente a questáo da distinçáo entre corpo e espírito. A partir desta crítica ao pensamento de Descartes e o seu conseqüente significado de ateísmo que é enxergado por Newton, podemos estudar a visáo de Newton a respeito de Deus e o seu papel ativo na constituiçáo do mundo e na economia cósmica, como agente Criador das leis naturais e dos corpos, que é essencialmente a base de sua metafísica. Em Peso e Equilíbrio dos Fluidos, o autor discursa, de forma aberta, sobre questões da filosofia natural e propõe pela primeira vez conceitos como o de espaço e tempo absolutos, da racionalidade por trás das leis físicas e de como esses conceitos invocam necessariamente a existência de Deus.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.