GESTOR ESCOLAR: PRINCIPAIS PRÁTICAS E COMPETÊNCIAS NECESSARIAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores/as

  • Roselaine Silva Tadeu Centro Universitário de Lavras
  • Christiane Amaral Lunkes Argenta

Resumen

O presente artigo tem como objetivo identificar as principais práticas utilizadas pelos gestores para a superação dos desafios e as competências que lhes são necessárias para este enfrentamento. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento a análise bibliográfica, a aplicação de um questionário e uma entrevista semiestruturada nos quais foram coletados dados que proporcionaram a análise dos desafios enfrentados, as práticas que são utilizadas e as competências necessárias ao gestor escolar de escolas públicas de ensino fundamental de um município da região sul do estado de Minas Gerais. Dos desafios encontrados pelos gestores em sua atuação nas escolas, destaca-se a dificuldade de articular família e os profissionais dentro do processo educativo. Dessa forma, são utilizadas práticas que visam a integração da família na escola e dos profissionais nesses processos. A principal competência indicada pelos gestores é exatamente essa capacidade de articulação, determinação e liderança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roselaine Silva Tadeu, Centro Universitário de Lavras

Proessora no Centro Educacional Caminho Perfeito, pesquisadora no Centro Universitário de Lavras

Christiane Amaral Lunkes Argenta

UNILAVRAS

Publicado

31-03-2016

Cómo citar

TADEU, R. S.; ARGENTA, C. A. L. GESTOR ESCOLAR: PRINCIPAIS PRÁTICAS E COMPETÊNCIAS NECESSARIAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8781. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos de la Educación y la Enseñanza