A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTE NATALENSE

Autores/as

  • Sarah de Lima Mendes
  • Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes

Resumen

Estudar a História das Instituições de Educaçáo Infantil nos permite estabelecer relações com a história da infância e da criança e compreender as concepções pedagógicas que fundamentam as propostas e práticas educacionais direcionadas para as crianças de zero a seis anos de idade. Ao focar este conjunto de temas temos a possibilidade de compreender parte da história mundial da Educaçáo Infantil o qual nos revela que tanto as creches, jardins de infância ou escolas maternais, constituíram-se como instituições de cuidado e somente, posteriormente, como instituições de ensino. Partindo do pressuposto de que para entender o presente é preciso conhecer o passado, busco realizar, neste trabalho, uma reflexáo sobre a trajetória das Instituições de Educaçáo Infantil na cidade de Natal/Rio Grande do Norte durante o século XX e, em certa medida, reconstituir, embora parcialmente, a História das Instituições de Educaçáo Infantil no Município de Natal/RN, procurando compreender o surgimento dos espaços destinados ao cuidado e a educaçáo da criança pequena. O objetivo do trabalho é a reconstituiçáo histórica de alguns aspectos das instituições de Educaçáo Infantil no Município de Natal ao longo do século XX. Como procedimento teórico-metodológico adoto o uso de pesquisa bibliográfica com ênfase em autores que se ocupam em descrever e problematizar a História da Educaçáo Infantil no Brasil e no Mundo, como Moysés Kuhlmann Junior, que nos revela que a história da infância, da criança e da educaçáo infantil é marcada por diversas concepções e práticas ao longo do tempo. Também opto como procedimento teórico-metodológico a coleta de dados empíricos para a reconstituiçáo de dados históricos e o entendimento de como ocorreu à fundaçáo das primeiras instituições de educaçáo infantil no município de Natal. Nesta perspectiva, busco compreender a origem das instituições de educaçáo infantil em tal município, sejam elas educativas ou centradas em práticas de cuidado, e entender as concepções de infância, de criança e as concepções pedagógicas que fundamentam tais instituições evidenciando pontos de articulaçáo com a história mundial das instituições de Educaçáo Infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

24-02-2011

Cómo citar

MENDES, S. de L.; MENEZES, A. B. N. T. de. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTE NATALENSE. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 6, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/939. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos de la Educación y la Enseñanza