DOSSIÊ: INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES
PRAZOS
SUBMISSÕES ATÉ 31 DE OUTUBRO
PUBLICAÇÃO – JANEIRO DE 2025
ORGANIZADORES:
Profa. Dra. Kátia Regina Lopes Costa Freire (UFRN)
Profa. Dra. Danielle Oliveira Nóbrega (UFRN)
Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE)
O contexto educacional tem implicado reflexões sobre a saúde mental, uma vez que é um lócus importante de formação humana. As demandas de saúde mental relacionadas a crianças e jovens ou a professores e outros profissionais da educação explicitam a urgência da temática no âmbito escolar e educacional. As reflexões são pertinentes e necessárias de modo a evitar práticas patologizantes, estigmatizantes e pouco contextualizadas com a realidade escolar.
Diante disso, o Dossiê “Interface saúde mental e educação: tecendo saberes interdisciplinares” receberá artigos que abordem a temática, por meio de estudos de casos, relatos de experiências ou resultados de pesquisas científicas. Será composto por duas seções: uma aberta à submissão da comunidade acadêmica em geral e outra voltada exclusivamente para produções de professores e estudantes membros da Rede Pode Falar.
A Rede Pode Falar é uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), organizações da sociedade civil que atuam com a temática da saúde mental de adolescentes e jovens e mais de 20 (vinte) universidades públicas e particulares de todo o país. Uma de suas ações é o canal Podefalar.org, voltado ao acolhimento virtual em saúde mental de adolescentes e jovens de 13 a 24 anos de idade.