O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação?
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14389Resumo
Meu objetivo neste texto é discutir, em linhas gerais, como o pensamento de Michel Foucault pode ser operacionalizado nas pesquisas educacionais. Com esse pressuposto em mente, procuro demonstrar como a análise de discurso empreendida por esse filósofo nas suas principais obras introduz uma abordagem criativa e diferente perante os arquivos pedagógicos. Com Foucault, não haveria um método transcendental, tampouco um receituário metodológico, mas sim perspectivas únicas de trabalho de acordo com cada objeto discursivo escolhido pelo pesquisador. Nesse sentido, valho-me de algumas ideias presentes na sua arqueologia do saber para sinalizar possibilidades investigativas, através de uma postura que também ecoa em autores como Nietzsche, Veiga-Neto e Corazza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.