O ENGANO DE DIOTIMA
Resumo
Este pequeno texto trata dos múltiplos significados discursivos presentes no Banquete de Platáo. Entre as falas dos convivas sobre a natureza de Eros, atenta para àquela proferida pelo ilustre personagem platônico: Sócrates. Esse apenas reproduz a fala da sacerdotisa Diotima e sua concepçáo de arte poética. Tal concepçáo procura fugir da embriaguez dionisíaca e da tradiçáo homérica, pois ambas tem sua afirmaçáo numa cultura oral e no menosprezo pelo discurso racional. Entretanto, o palco de Eros é o palco das paixões e, mesmo que o erotismo do corpo náo as manifeste, uma erótica do texto percorre o Banquete.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.