NEURÓTICA: DEVER E UTILIDADE
Resumo
A invasáo física, anatômica e neurológica da mente humana abriu a possibilidade de se avançar para as áreas psicológica, emocional e comportamental chegando-se ao ponto de se buscar compreender as reações mais inusitadas do ser humano, busca essa, que ocorre em um movimentado e sofisticado mecanismo fisiológico, corporal, mental e psicológico, onde naturalmente se fortalece ou se enfraquece determinados componentes neurais. Essa movimentaçáo se dá a partir da leitura sensitiva que o organismo faz antes mesmo do cérebro atuar. Retoma-se aqui a velha discussáo entre emoçáo e razáo, sua articulaçáo ou náo e a oposiçáo entre objetivo e subjetivo, real, imaginário e sensitivo, ou mesmo como defendem alguns em real, espiritual e transcendental. Os recentes estudos no campo da neurologia nos dáo conta de como funciona o cérebro, de como os hemisférios atuam articuladamente e como fazem movimentar os mecanismos físico corporal, psicológico e emocional, numa verdadeira integraçáo sistêmica. Neste sentido, retoma-se a discussáo acerca da transcendentalidade de um lado, e da utilidade de outro. Náo seria essa uma realidade que estabelece relações entre homens e máquinas? Náo estaria essa realidade transformando homens em autômatos, em verdadeiras máquinas pensantes? Reflexáo que se aprofunda quando se questiona a predisposiçáo humana em aceitar os comandos advindos da maquinaria, que ao incorporar sistematicamente novas tecnologias conduzem os homens a perceber a maquinaria como indispensáveis a sua existência, náo seria esta forma de existir uma evidência da existência de máquinas pensantes? Considera-se, portanto, aspectos relevantes do pensamento tradicional acerca da ética filosófica, permitindo que avancemos na atualidade frente aos dilemas morais do nosso tempo. Pensa-se que desta maneira está posto o desafio para o estudo que se pretende realizar no campo da neurociência da ética, confrontando-se o pensamento filosófico de Kant e Mill em relaçáo a preceitos morais e éticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.