CHAMADA PARA TRABALHOS. V.6, N.1 (2024)

23-03-2024

 

REVISTA SARIDH: Linguagem e Discurso

e-ISSN: 2674-6131

Os estudos linguísticos têm avançado e se diversificado sobremaneira desde o nascimento da Linguística como ciência nos tempos modernos. Sob esta perspectiva, cada vez mais têm sido produzidas pesquisas no campo discursivo analisando a relação entre linguagem e direito. A Linguística Forense, por seu turno, trata-se de uma subárea da Linguística, surgida recentemente, e que torna patente como os estudos linguísticos podem contribuir não apenas para a formulação de um bom e eficiente discurso jurídico, mas também para instrumentalizar esse campo discursivo, com técnicas que permitem, inclusive, a elucidação de questões da prática forense pelos operadores do direito. Nesse percurso, vêm justificar a abordagem da temática para este número da Revista Saridh as reflexões que aproximam e articulam linguagem e direito como duas áreas do saber, além de preencher um espaço ainda não totalmente ocupado no âmbito discursivo, a saber, os estudos linguísticos como suporte para esclarecimentos de questões forenses envolvendo a linguagem em múltiplos aspectos, assim como o sujeito inscrito e apanhado em redes de sentido e de subjetividades.

 

A Revista Saridh – Linguagem e Discurso é uma publicação editada pelo Grupo de Pesquisa Práticas Linguísticas Diferenciadas da UFRN e vinculada ao Curso de Letras da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), unidade acadêmica especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O periódico está recebendo artigos inéditos sobre Linguística Forense para compor o volume 6, número 1 (2024). A proposta tem como objetivo a publicação de textos que abordem os estudos linguísticos como suporte para esclarecimentos de questões forenses envolvendo a linguagem em múltiplos aspectos. Assim, enseja-se publicar textos que, em diálogo com a linha editorial do periódico, priorizem reflexões sobre a relação linguagem e direito como duas áreas do saber que possuem uma intrínseca relação.

A revista aceita artigos (originais e inéditos) cuja submissão poder ser feita na seção temática Linguística Forense. Além dessa modalidade, os autores podem submeter artigos para publicação na seção livre ou na modalidade de relatos de experiências docentes. Nesta última, são aceitos trabalhos que enfatizem a prática pedagógica em qualquer nível de ensino e que evidencie, notadamente e no bojo da efetividade pedagógica, o embasamento teórico-metodológico no universo das Letras.

O prazo de submissão se estende até 30 de maio de 2024 e as normas e diretrizes de publicação estão disponíveis no sítio eletrônico da revista, alojado no portal de periódicos da UFRN. Todo o fluxo de submissão e comunicação com autores, editores e avaliadores, é realizada diretamente via OJS, ou em caráter excepcional, via endereço eletrônico do periódico. Para proceder com a submissão de trabalhos, o autor deve acessar o endereço https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh e seguir os passos para criar cadastro de acesso. Outras informações sobre o processo de submissão e organização dos textos, sua disposição tipográfica, organização e layout podem ser acompanhadas na aba Escopo e Normas, através do link:

https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/17903

Organizadores:

Prof. Dr. Alexandro Teixeira Gomes (UFRN)

Prof. Dr. Mario Lourenço de Medeiros (UFRN)

Profa. Dra. Verónica Lazo García (Universidad Nacional Mayor de San Marcos – Peru)

 

Prazo de submissão: até 30 de maio de 2024

Site: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh

Contato: revistasaridh@gmail.com

Editor-gerente: Antonio Genário Pinheiro dos Santos

Contato: genario.pinheiro@ufrn.br