FRAUDES CORPORATIVAS E A FORMAÇÃO DE CONTADORES: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Natália Mendes Lima Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Rosangela Ferreira Bernardo Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n1ID8451

Resumo

Os escândalos envolvendo fraudes corporativas por meio de manipulações contábeis cresceram visivelmente nas últimas décadas. Essas práticas, que representam prejuízos na ordem dos trilhões de dólares, requerem, por vezes, o conhecimento e a participação de contadores, o que leva ao questionamento sobre como esse tema é tratado no ensino superior da categoria profissional. Nesse sentido, o objetivo geral deste artigo é identificar se o tema “fraudes corporativas” está inserido nos currículos dos cursos de Ciências Contábeis. O método de procedimento é a pesquisa documental, sendo realizada análise dos currículos, ementas e/ou programas selecionados e obtidos. A amostra é composta pelas graduações em Ciências Contábeis, das Universidades Públicas da região Sudeste do Brasil, melhores classificadas no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2012 e no Guia do Estudante 2014, totalizando 15 cursos e 79 disciplinas para análise. Os resultados encontrados demonstram uma ínfima presença do tema nos currículos, sendo identificados alguns conteúdos em disciplinas correlatas, como auditoria, perícia, controladoria e ética. Não foram identificadas disciplinas obrigatórias específicas sobre fraudes, sendo encontrada apenas uma disciplina optativa que trata exclusivamente do assunto.

Palavras-chave: Fraudes Corporativas. Ensino em Ciências Contábeis. Formação Profissional.

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Biografia do Autor

Natália Mendes Lima, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestranda em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Rosangela Ferreira Bernardo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestranda em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

É Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

É Doutora Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Administração da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

02-01-2017

Como Citar

LIMA, N. M.; BERNARDO, R. F.; MIRANDA, G. J.; MEDEIROS, C. R. de O. FRAUDES CORPORATIVAS E A FORMAÇÃO DE CONTADORES: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 97–116, 2017. DOI: 10.21680/2176-9036.2017v9n1ID8451. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/8451. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS