LOS FRAUDES CORPORATIVOS Y LA FORMACIÓN DE CONTADORES: UN ANÁLISIS DE LOS CURRÍCULOS DE LOS CURSOS DE CIENCIAS CONTABLES

Autores/as

  • Natália Mendes Lima Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Rosangela Ferreira Bernardo Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n1ID8451

Resumen

Los escándalos relacionados con fraudes corporativos por manipulaciones contables crecieron visiblemente en las últimas décadas representando pérdidas económicas considerables, en el orden de  trillones de dólares. Estas prácticas requieren, generalmente, de los conocimientos y participación de los especialistas en contabilidad; esta realidad provoca cuestionamientos sobre el tratamiento de este tema en los cursos formativos de estos profesionales egresados de la educación  superior. En ese sentido, el objetivo de este trabajo es verificar si el tema “fraudes corporativos”  está insertado en el currículo de las ciencias contables. El desarrollo de este artículo se sustentó en  la investigación documental con empleo de técnicas como análisis de contenido del currículo actual y de resúmenes de programas seleccionados y de resúmenes de programas de disciplinas seleccionadas. La muestra consideró los currículos de 15 universidades públicas de la región sudeste del país con mejores calificación en el ENADE (Examen Nacional de Desempeño de los Estudiantes) y en el periódico Guia do Estudante (2014). Fueran 79 disciplinas constitutivas del currículo. Los resultados alcanzados demuestran una ínfima presencia de este tema dentro del currículo, se identifica su tratamiento en disciplinas correlacionadas como auditoría; pericia; contraloría y ética además de una disciplina optativa cuyo contenido está relacionado con el asunto.

Palabras claves: Fraude corporativo. Enseñanza de las Ciencias Contables. Formación profesional del contador.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natália Mendes Lima, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestranda em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Rosangela Ferreira Bernardo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestranda em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

É Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

É Doutora Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Administração da Universidade Federal de Uberlândia.

Citas

ACFE Report Estimates Organizations Worldwide Lose 5 Percent of Revenues to Fraud.Disponível em: <http://www.acfe.com/press-release.aspx?id=4294973129> Acesso em 18 mai. 2015 às 21:18

AAA. AMERICAN ACCOUNTING ASSOCIATION. Special Issue On Education In Fraud, Forensic Accounting, And Financial Crimes.Edição Especial. V. 23, n. 4, novembro, 2008.

ALBRECHT, W. Steve; ALBRECHT, Conan C.; ALBRECHT, Chad O. Fraud and Corporate Executives: Agency, Stewardship and Broken Trust. Journal of Forensic Accounting. V. 5, P. 109-130, 2004.

ARAGÃO, Marianna. Cresce preocupação das empresas brasileiras com fraudes corporativas. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/06/1299807-cresce-preocupacao-das-empresas-brasileiras-com-fraudes-corporativas.shtml> Acesso em 24 abr. 2015 às 21:05

CAVALCANTE, Danival Sousa; AQUINO, Luiz Damázio Pereira de; LUCA, Márcia Martins Mendes de; PONTE, Vera Maria Rodrigues; BUGARIN, Maria Clara Cavalcante. Adequação dos currículos dos cursos de contabilidade das universidades federais brasileiras ao currículo mundial de contabilidade e o desempenho no ENADE. Disponível em: Acesso em 20 mai. 2015 às 10:45

CFC - Conselho Federal de Contabilidade. Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Disponível em:<http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/proposta.pdf> Acesso em 20 mai. 2015 às 11:00

CFC - Conselho Federal de Contabilidade. Normas Brasileiras de Contabilidade. Da Auditoria Interna. NBC TI 01 e NBC P1 01. Brasília: CFC, 2012. Disponível em:http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/Auditoria_Interna.pdf . Acesso em 20 mai.2015.

COMER, Michael J. Corporate Fraud. Burlington:Gower Publishing Company, 2004.

COMPAGNO, José Francisco. Será o auditor um investigador de fraudes? Disponível em: <http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/detArtigo.php?cod=3> Acesso em 18 mai. 2015 às 21:28

COSENZA, José Paulo. Contabilidade criativas duas faces de uma mesma moeda. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/30545/contabilidade-criativa--as-duas-faces-de-uma-mesma-moeda> Acesso em 07 jul. 2015 às 09:10

COSTA, Ana Paula Paulino da; WOOD JR., Thomaz. Fraudes Corporativas. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75902012000400008&script=sci_arttext> Acesso em 24 abr. 2015 às 21:11

DELOITTE, Touche Tohmatsu. Lei Sarbanes-Oxley: guia para melhorar a governança corporativa através de eficazes controles internos. Disponível em: <http://www.reginaldo.cnt.br/contabilidade/sox/sarbanes-oxley-portugues.pdf> Acesso em 07 jul. 2015 às 09:05

DYCK, Alexander; MORSE, Adair; ZINGALES, Luigi. Who Blows the Whistle on Corporate Fraud?The Journal of Finance, V. 65, N. 6, P. 2213-2253, 2010.

ENADE 2012. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores/conceito-enade> Acesso em 05 mai. 2015 às 10:06

FILGUEIRAS, Maria Luiza. Escândalo da Petrobrás põe os auditores na berlinda.Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1084/noticias/dava-pra-pegar> Acesso em 04 jul. 2015 às 09:37

FREITAS, Eduardo costa de; PERERA, Luis Carlos Jacob; IMONIANA, Joshua Onome; ARIMA, Carlos Hideo. Avaliação do Sistema de Combate às Fraudes Empresariais no Brasil. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/viewFile/2175-8069.2014v11n23p3/27699> Acesso em 12 mai. 2015 22:10

GLOBO. Contador da Enron é condenado a 5 anos e meio de prisão.Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,AA1351755-9356,00-CONTADOR+DA+ENRON+E+CONDENADO+A+ANOS+E+MEIO+DE+PRISAO.html> Acesso em 04 jul. 2015 às 11:00

GUIA DO ESTUDANTE. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/ciencias-contabeis-684550.shtml> Acesso em 05 mai. 2015 às 15:00

IBGE. Aspectos demográficos. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/tabela1.shtm>. Acesso em 09 jul. 2015 às 11:00h

IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/>. Acesso em 12 mai. 2015 às 18:00h

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Contabilidade criativa maquiando as demonstrações contábeis. Disponível em: < http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/viewFile/60/60> Acesso em 07 jul. 2015 às 09:15

MURCIA, Fernando Dal-Ri; BORBA José Alonso; SCHIEHLL Eduardo. Relevância dos red flags na avaliação do risco de fraudes nas demonstrações contábeis: a percepção de auditores independentes brasileiros. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/871> Acesso em 07 jul. 2015 às 09:00

MURCIA, Fernando Dal-Ri; BORBA, José Alonso. Um estudo das fraudes contábeis sob duas óticas: jornais econômicos versus periódicos acadêmicos no período de 2001-2004. Disponível em: <http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/view/675> Acesso em 24 abr. 2015 às 20:58

NOSSA, Valdemiro. Ensino da contabilidade no Brasil: uma análise crítica da formação do corpo docente. Disponível em: <http://www.fucape.br/_public/producao_cientifica/6/Dissertacao%20Valcemiro%20%282%29.pdf> Acesso em 12 mai. 2015 às 23:00

Parecer CES/CNE 146/2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0146.pdf> Acesso em 19 mai. 2015 às 20:45

Parecer CNE/CES 289/2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2003/pces289_03.pdf.> Acesso em 19 mai. 2015 às 20:50

PELEIAS, Ivam Ricardo; SEGRETI, João Bosco; SILVA, Glauco Peres da; CHIROTTO, Amanda Russo. Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcf/v18nspe/a03v18sp.pdf> Acesso em 12 mai. 2015 às 22:15

Resolução CNE/CES 10/2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf.> Acesso em 19 mai. 2015 às 20:55

RICCIO, Edson Luiz. SAKATA, Marici Cristine Gramacho. Evidências da globalização na educação contábil: estudo das grades curriculares dos cursos de graduação em universidades brasileira e portuguesas. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34132> Acesso em 20 mai. 2015 às 10:40

SÁ, Antônio Lopes de; HOOG, Wilson Alberto Zappa. Corrupção, fraude e contabilidade. 1ª ed. (ano 2005), 4ª tir. Curitiba: Juruá, 2008

SOUZA, Jose Carlos de; SCARPIN, Jose Eduardo. Fraudes contábeis: as respostas da contabilidade nos Estados Unidos e na Europa. Disponível em: <http://let.aedb.br/seget/artigos06/493_Fraudes%20-%20SEGET.pdf> Acesso em 12 mai. 2015 às 22:00

TCHEOU, Hellen. Avaliação do ensino de contabilidade nos cursos de administração de empresas na cidade de São Paulo. Disponível em: <http://200.169.97.106/biblioteca/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=200> Acesso em: 20 mai. 2015 às 10:15

WELLS, Joseph T. Principles of Fraud Examination. 2nd. Ed. John Wiley & Sons, INC, Hoboken, New Jersey, 2008.

WEST VIRGINIA UNIVERSITY. Education and Training in Fraud and Forensic Accounting: A Guide for Educational Institutions, Stakeholder Organizations, Faculty, and Students. Virgínia, 2007. Disponível em: <https://www.ncjrs.gov/pdffiles1/nij/grants/217589.pdf>. Acesso em: 20 maio.2015.

Publicado

02-01-2017

Cómo citar

LIMA, N. M.; BERNARDO, R. F.; MIRANDA, G. J.; MEDEIROS, C. R. de O. LOS FRAUDES CORPORATIVOS Y LA FORMACIÓN DE CONTADORES: UN ANÁLISIS DE LOS CURRÍCULOS DE LOS CURSOS DE CIENCIAS CONTABLES. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 97–116, 2017. DOI: 10.21680/2176-9036.2017v9n1ID8451. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/8451. Acesso em: 29 jun. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULOS