Fatores possíveis de promover ou comprometer a motivação de estudantes de ciências contábeis: análise em uma instituição de ensino de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n2ID20234

Palavras-chave:

Teoria da Autodeterminação, Ciências Contábeis, Motivação

Resumo

Objetivo: O objetivo desta pesquisa é avaliar os fatores que influenciam a motivação de estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Minas Gerais, à luz da Teoria da Autodeterminação.

Metodologia: Para avaliar a motivação dos discentes, 70 estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Contábeis e 100 alunos matriculados no 8º, 9° e 10° períodos da graduação em análise, ou seja, na fase final do curso, compuseram a amostra deste estudo mediante o preenchimento de um questionário contendo a versão brasileira da Escala de Motivação Acadêmica (EMA), composta por 29 questões.

Resultados: Foi possível inferir, por meio das médias encontradas para os fatores, que os discentes da fase inicial do curso estão mais autodeterminados e intrinsecamente motivados do que desmotivados com o percurso acadêmico. Em relação à motivação dos respondentes do final da graduação, se comparada à motivação de indivíduos matriculados na fase inicial do curso, constatou-se que a maioria deles encontra-se mais desmotivado no final da graduação.

Contribuições do Estudo: Tendo em vista os resultados encontrados, cabe à coordenação do curso, juntamente com os professores, refletirem quanto à adequação curricular, visando atender os anseios dos estudantes. Da mesma forma, compete aos professores o aperfeiçoamento da didática e metodologia de ensino, com vistas a suprir as necessidades dos discentes, assim como propiciar um ambiente favorável ao aprendizado. Acredita-se que essas são algumas medidas que irão contribuir para aumentar o nível de motivação dos alunos do curso de Ciências Contábeis e, consequentemente, melhorar o grau de satisfação destes indivíduos com relação à graduação oferecida pela IES em análise

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Biografia do Autor

Breno da Silva Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Janaina Gonçalves de Faria, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bruna Camargos Avelino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Talles Vianna Brugni, FUCAPE Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Associado da FUCAPE Business School.

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Publicado

02-07-2021

Como Citar

DA SILVA COSTA, B. .; GONÇALVES DE FARIA, J. .; CAMARGOS AVELINO, B. .; VIANNA BRUGNI, T. . Fatores possíveis de promover ou comprometer a motivação de estudantes de ciências contábeis: análise em uma instituição de ensino de Minas Gerais. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 249–274, 2021. DOI: 10.21680/2176-9036.2021v13n2ID20234. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/20234. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)