Anúncios

 
 
  • CHAMADA ABERTA PARA ARTIGOS ORIGINAIS

    03-05-2023

    Chamada de artigos: dossiê temático e artigos livres

    A revista ARJ - Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes segue sua temática em dossiê permanente com ensaios sobre perspectivas multidisciplinares no campo da Arte, além de artigos livres (independentes do dossiê).

    Artigos originais – oriundos de pesquisas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, dança, música, história da arte, interdisciplinares ou transdisciplinares – podem ser submetidos a qualquer momento pelo sistema de fluxo contínuo e publicação imediata após aprovação em parecer duplo-cego. O autor principal ou pelo menos um dos autores deverá possuir título de doutor. Os artigos em português devem seguir as normas técnicas da ABNT quanto a resumos, citações, referências etc.

    Os artigos devem possuir entre 30.000 e 80.000 caracteres com espaços no corpo do texto principal (exceto título, título em inglês, resumo, palavras-chave, abstractkeywords e referências). Situações especiais podem ser discutidas previamente com os editores.

    ..............................

    Dossiê temático permanente de ARJ
    Perspectivas multidisciplinares no campo da Arte

    Ensaiadas nas vanguardas do início do século XX e ativas e sistematicamente instauradas a partir dos anos 1960, as ações e reflexões construídas sobre plataformas multidisciplinares figuram entre as mais interessantes contribuições estéticas e intelectuais da arte e das diferentes manifestações artísticas. Com muitas formas estratégicas de dar-se a perceber e comunicar, a criatividade segue fazendo a concepção teórica de si mesma, apoiada em substantivos e adjetivos tão determinantes quanto libertários: interdisciplinar, transdisciplinar, multidisciplinar, intermídia, obra de arte total, intersemiótica, atravessamentos, hibridismos. Propondo-se a discutir se, em que grau e desde quando existem interlocuções interdisciplinares no campo da arte (e dela com outros campos, como as ciências), assim como apresentar (ou problematizar) suas perspectivas multidisciplinares, o dossiê principal da revista ARJ reúne ensaios oriundos de pesquisas envolvidas com manifestações intra e interartísticas.

    ..............................

     

    Saiba mais sobre CHAMADA ABERTA PARA ARTIGOS ORIGINAIS
  • Chamada aberta para dossiê: TEORIAS, POÉTICAS E PRÁTICAS DA MÚSICA ANTIGA [ENCERRADA]

    21-02-2022

    [Chamada encerrada]

    O Grupo de Trabalho Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga, em parceria com a revista Art Research Journal – ARJ, convida pesquisadores e grupos de pesquisa a submeterem propostas de artigos científicos, resenhas e entrevistas relacionados ao tema Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga para compor o próximo dossiê da Revista.

    Considerando o fato de que a noção de Música Antiga pode ser bastante ampla, para este dossiê, delimitamos seu sentido nos seguintes termos: tratamos da música produzida, praticada e pensada no contexto do Antigo Regime, ou seja, aquelas músicas próprias das monarquias europeias dos séculos XVI, XVII e XVIII, tanto católicas quanto protestantes, presentes nas sedes dos poderes políticos e religiosos e nas suas diversas ramificações, incluindo estados e colônias mais ou menos periféricas. Damos ênfase aos estudos dedicados à recuperação de referências, conceitos, ideias, processos, técnicas, artifícios e artefatos próprios de tempos, lugares e culturas pretéritos, que nos chegam em ruínas, na forma de partituras, manuais, tratados, instrumentos, cartas, pinturas e todo tipo de registro, documento e vestígio histórico. Considerados desde uma perspectiva hermenêutica, esses diversos materiais, em conexão, nos possibilitam vislumbrar esse passado e compreendê-lo em nosso tempo presente, a partir da fusão de seu próprio horizonte de sentido e o nosso, de leitor, de ouvinte e praticante dessa música hoje.

    Todos os artigos, resenhas ou entrevistas submetidos ao dossiê deverão atender às condições definidas pela Revista ARJ, assim como deverão atender aos seus critérios de formatação. Todas as orientações estão disponíveis no site da Revista

    IMPORTANTE: Todas as submissões para este dossiê deverão ser reunidas pelos organizadores e enviadas ao editor da Revista. Por isso, essas submissões deverão ser endereçadas para o e-mail dossiearj.musicaantiga@gmail.com e não para o sistema eletrônico da Revista. Esse procedimento será adotado para distinguir os trabalhos direcionados ao dossiê dos demais trabalhos submetidos em fluxo contínuo para a Revista. As submissões para o dossiê serão recebidas até o dia 17/06/2022. Outras informações podem ser obtidas no site da Revista ou através do e-mail dossiearj.musicaantiga@gmail.com.

     

    Organizadores do dossiê Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga

    Cassiano Barros (UDESC)
    Luiz Henrique Fiaminghi (UDESC)
    Mônica Lucas (USP)
    Paulo Kühl (UNICAMP)

    Saiba mais sobre Chamada aberta para dossiê: TEORIAS, POÉTICAS E PRÁTICAS DA MÚSICA ANTIGA [ENCERRADA]
  • Atualização da ABNT

    04-02-2022
    A revista ARJ informa atualização em norma técnica da ABNT. A NBR 6028, que trata de resumos, foi atualizada em 18/5/2021. Entre as mudanças está a separação das palavras-chave, que desde 2003 era por pontos. A partir de maio de 2021, a separação entre palavras-chave passa a ser por ponto e vírgula. Essa será a formatação que passará a ser usada nos artigos publicados "ahead of print" e, após, nos artigos diagramados. A interface da revista na plataforma OJS permanecerá inalterada, com separação por vírgulas, por ser formatada por critérios externos.   Veja a norma: "4.1.7 As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos." . . . . Saiba mais sobre Atualização da ABNT
  • Manifestação do 7º Fórum de Editores de Periódicos da área de Artes / Artes Visuais, 29 de setembro de 2020

    08-10-2020

    7º Fórum de Editores de Periódicos da área de Artes / Artes Visuais

    MANIFESTAÇÃO FÓRUM DE EDITORES

    Os editores das revistas científicas brasileiras vinculadas aos Programas de Pós-graduação em Artes Visuais e associações de pesquisa e pós-graduação em artes, reunidos no 7º Fórum de Editores da Área de Artes/Artes Visuais, que ocorreu de modo remoto, nos dias 28 e 29 de setembro de 2020, com a presença de 26 periódicos e 37 participantes, entre editores, editores adjuntos e representantes, fazem saber que entre vários pontos debatidos que entrarão em ata específica, destacam as seguintes manifestações:

    A valorização da área de Artes na CAPES e seu papel de defesa das especificidades dos periódicos das Artes Visuais diante do conjunto das áreas que integram a pós-graduação brasileira, reconhecendo as conquistas decorrentes da presença atuante de nossos pares para a consolidação dos periódicos na divulgação do conhecimento e seus impactos nas políticas sociais e culturais do país;

    A importância da defesa de critérios avaliativos para a área de Artes Visuais, além das métricas de impacto de citação que têm sido impostas como um indicador bibliométrico na avaliação do desempenho da produção científica acadêmica e dos periódicos;

    A valorização pela área e pelos Programas de Pós-graduação do trabalho e do papel fundamental dos revisores para a garantia da qualidade dos trabalhos publicados pelas revistas de Artes Visuais.

    Repudiamos veementemente as ingerências do Governo brasileiro sobre a autonomia universitária, os cortes orçamentários e a falência do fomento que inviabilizam a pesquisa nas universidades públicas e seus objetivos fundamentais, bem como a função social da educação pública brasileira.

      

    Subscrevem este manifesto:

    Agnus Valente - Revista Rebento (UNESP) 
    Alexandre Sá Barretto da Paixão - Revista Concinnitas (UERJ) 
    Alice J. Monsell - Revista Paralelo 31 (UFPel) 
    Analice Dutra Pillar - Revista GEARTE (UFRGS) 
    Andrea Hofstaetter - Revista GEARTE (UFRGS) 
    Angela Grando - Revista Farol (UFES) 
    Beatriz Rauscher - Revista Estado da Arte e Revista ouvirOUver (UFU) 
    Biagio D’Angelo - Revista VIS (UnB) 
    Carin Dahmer - Revista Digital do LAV (UFSM) 
    Daniel Hora - Revista Farol (UFES) 
    Emerson Dionisio Gomes de Oliveira - Revista Modos (UnB,UNICAMP,UFRJ,UFRGS,UFBA,UERJ)  
    Fábio Fonseca - Revista ouvirOUver (UFU) 
    Fábio Wosniak - Revista Apotheke (UDESC) 
    Felipe Scovino - Revista Arte & Ensaios (UFRJ) 
    Jo A-mi - Revista Vazantes (UFC) 
    José Eliézer Mikosz - Revista Art&Sensorium (UNESPAR) 
    Keyla Sobral - Revista Arteriais - PPGArtes (UFPA) 
    Lêda Guimarães – Revista Visualidades (UFG) 
    Luiz Sérgio de Oliveira - Revista Poiésis (UFF) 
    Madalena Zaccara - Revista Cartema (UFPE/UFPB) 
    Magali Melleu Sehn - PÓS - Revista do PPG em Artes (UFMG) 
    Mara Rúbia Sant'Anna - Revista Palíndromo e Revista Ensino em Artes, Moda e Design (UDESC) 
    Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva – Revista Educação, artes e Inclusão (UDESC) 
    Maria de Fátima Morethy Couto - Revista Modos (UnB, UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UFBA, UERJ) 
    Marta Castello Branco - Revista Nava (UFJF) 
    Milena Szafir - Revista Vazantes (UFC) 
    Orlando Maneschy - Revista Arteriais - PPGArtes (UFPA) 
    Paulo Silveira - ARJ - Art Research Journal (ABRACE, ANDA, ANPAP, ANPPOM) 
    Priscila Rampin - Revista Estado da Arte (UFU) 
    Rogéria de Ipanema - Revista Arte & Ensaios (UFRJ) 
    Rosa Maria Blanca Cedillo - Revista Contemporânea (UFSM) 
    Rosangela Britto - Revista Arteriais - PPGArtes (UFPA) 
    Sávio Stoco - Revista Arteriais - PPGArtes (UFPA) 
    Tatiana Telch Evalte- Revista GEARTE (UFRGS) 
    Teresinha Barachini - Revista Porto Arte (UFRGS) 
    Vera Lucia Didonet Thomaz - ARJ - Art Research Journal (ABRACE, ANDA, ANPAP, ANPPOM) 
    Vitoria Amaral - Revista Cartema (UFPE/UFPB) 

     

    Saiba mais sobre Manifestação do 7º Fórum de Editores de Periódicos da área de Artes / Artes Visuais, 29 de setembro de 2020