O teatro carioca no contexto do contemporâneo: hibridismos e procedimentos cênicos na "Trilogia do Amor", da companhia Os Dezequilibrados

Autores

  • Carolina Montebelo Barcelos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v5i2.15414

Palavras-chave:

Contemporâneo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Hibridismo, Companhias teatrais

Resumo

Por meio do estudo crítico de Amores, Fala como a chuva e me deixa ouvir e Beija-me como nos livros, peças que compunham a Trilogia do amor, projeto recente da companhia teatral Os dezequilibrados, procurou-se discutir como o trabalho desses artistas dialoga com uma variedade de referências artísticas e literárias, além dos seus próprios trabalhos anteriores. A partir de um exame do conceito de contemporâneo – como um intertexto ou um passado revisitado – e de um breve histórico da companhia, propôs-se o entendimento do trabalho criativo de Os dezequilibrados como um processo de hibridização das artes plásticas e do cinema. Para esse fim, a análise das peças e do processo criativo da companhia foi fundamentado com estudos teóricos levados a cabo por pensadores da arte e da cena contemporânea, assim como entrevistas realizadas com Ivan Sugahara, diretor de Os dezequilibrados.

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Biografia do Autor

Carolina Montebelo Barcelos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Graduação em Artes Cênicas com habilitação em Teoria do Teatro na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) em 2004. Pós-graduação lato sensu em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo na CCE/PUC – Rio entre 2007 e 2008. Mestre em Letras (Estudos de Literatura Brasileira), pela PUC –Rio, em 2012 e Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, pela PUC-Rio, em 2016. Entre agosto de 2015 e fevereiro de 2016 realizou estágio de Doutorado no departamento de Theatre Arts and Performance Studies da Brown University com Bolsa Sanduíche da CAPES. Atua como professora e pesquisadora de teatro.

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Entrevista

SUGAHARA, Ivan. Entrevista concedida a XXX. Rio de Janeiro, julho de 2016 e agosto de 2018.

Peças de teatro

SUGAHARA, Ivan, dir. Amores. Peça teatral. Sede das Cias, Rio de Janeiro, 2015. Criação: Os Dezequilibrados.

_____. Beija-me como nos livros. Peça teatral. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2015. Criação: Os Dezequilibrados.

_____. Fala comigo como a chuva e me deixa ouvir. Peça teatral. Casa da Glória, Rio de Janeiro, junho de 2014. Criação: Os Dezequilibrados.

Publicado

05-06-2019

Como Citar

BARCELOS, C. M. O teatro carioca no contexto do contemporâneo: hibridismos e procedimentos cênicos na "Trilogia do Amor", da companhia Os Dezequilibrados. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 5, n. 2, 2019. DOI: 10.36025/arj.v5i2.15414. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/15414. Acesso em: 23 abr. 2025.