O teatro carioca no contexto do contemporâneo: hibridismos e procedimentos cênicos na "Trilogia do Amor", da companhia Os Dezequilibrados
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v5i2.15414Palavras-chave:
Contemporâneo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Hibridismo, Companhias teatraisResumo
Por meio do estudo crítico de Amores, Fala como a chuva e me deixa ouvir e Beija-me como nos livros, peças que compunham a Trilogia do amor, projeto recente da companhia teatral Os dezequilibrados, procurou-se discutir como o trabalho desses artistas dialoga com uma variedade de referências artísticas e literárias, além dos seus próprios trabalhos anteriores. A partir de um exame do conceito de contemporâneo – como um intertexto ou um passado revisitado – e de um breve histórico da companhia, propôs-se o entendimento do trabalho criativo de Os dezequilibrados como um processo de hibridização das artes plásticas e do cinema. Para esse fim, a análise das peças e do processo criativo da companhia foi fundamentado com estudos teóricos levados a cabo por pensadores da arte e da cena contemporânea, assim como entrevistas realizadas com Ivan Sugahara, diretor de Os dezequilibrados.
Downloads
Referências
AUSLANDER, Philip. Intermediality. In: CHENG, Meiling; CODY, Gabrielle (orgs.). Reading contemporary performance. London & New York: Routledge, 2016.
GROYS, Boris. Comrades of time. e-flux journal, n. 11. Nova Iorque, dezembro de 2009. Disponível em: https://www.e-flux.com/journal/11/61345/comrades-of-time/ Último acesso em: 22 de julho de 2018.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2010.
_____. Theatre of the Real. In: The Routledge Dictionary of Performance and Contemporary Theatre. New York: Routledge, 2016. Kindle edition.
KINDER, Marsha. All About the Brothers: Retroseriality in Almodóvar’s Cinema. In: APPS, Brad; KAKOUDAKI, Despina (ed.). All about Almodóvar: a passion for cinema. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009. p. 267 - 294.
PICON-VALLIN, Béatrice. Teatro híbrido, estilhaçado e múltiplo: um enfoque pedagógico. Revista Sala Preta, n. 11, São Paulo, USP, p. 193 – 211, 2011.
ROMÁN, David. Performance in America: Contemporary U.S. Culture and the Performing Arts. London and Durham: Duke University Press, 2005. Kindle Edition.
SCHECHNER, Richard. Performed imaginaries. New York: Routledge, 2015.
Entrevista
SUGAHARA, Ivan. Entrevista concedida a XXX. Rio de Janeiro, julho de 2016 e agosto de 2018.
Peças de teatro
SUGAHARA, Ivan, dir. Amores. Peça teatral. Sede das Cias, Rio de Janeiro, 2015. Criação: Os Dezequilibrados.
_____. Beija-me como nos livros. Peça teatral. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2015. Criação: Os Dezequilibrados.
_____. Fala comigo como a chuva e me deixa ouvir. Peça teatral. Casa da Glória, Rio de Janeiro, junho de 2014. Criação: Os Dezequilibrados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.