O teatro carioca no contexto do contemporâneo: hibridismos e procedimentos cênicos na "Trilogia do Amor", da companhia Os Dezequilibrados

Autores

  • Carolina Montebelo Barcelos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v5i2.15414

Palavras-chave:

Contemporâneo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Hibridismo, Companhias teatrais

Resumo

Por meio do estudo crítico de Amores, Fala como a chuva e me deixa ouvir e Beija-me como nos livros, peças que compunham a Trilogia do amor, projeto recente da companhia teatral Os dezequilibrados, procurou-se discutir como o trabalho desses artistas dialoga com uma variedade de referências artísticas e literárias, além dos seus próprios trabalhos anteriores. A partir de um exame do conceito de contemporâneo – como um intertexto ou um passado revisitado – e de um breve histórico da companhia, propôs-se o entendimento do trabalho criativo de Os dezequilibrados como um processo de hibridização das artes plásticas e do cinema. Para esse fim, a análise das peças e do processo criativo da companhia foi fundamentado com estudos teóricos levados a cabo por pensadores da arte e da cena contemporânea, assim como entrevistas realizadas com Ivan Sugahara, diretor de Os dezequilibrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Montebelo Barcelos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Graduação em Artes Cênicas com habilitação em Teoria do Teatro na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) em 2004. Pós-graduação lato sensu em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo na CCE/PUC – Rio entre 2007 e 2008. Mestre em Letras (Estudos de Literatura Brasileira), pela PUC –Rio, em 2012 e Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, pela PUC-Rio, em 2016. Entre agosto de 2015 e fevereiro de 2016 realizou estágio de Doutorado no departamento de Theatre Arts and Performance Studies da Brown University com Bolsa Sanduíche da CAPES. Atua como professora e pesquisadora de teatro.

Referências

AUSLANDER, Philip. Intermediality. In: CHENG, Meiling; CODY, Gabrielle (orgs.). Reading contemporary performance. London & New York: Routledge, 2016.

GROYS, Boris. Comrades of time. e-flux journal, n. 11. Nova Iorque, dezembro de 2009. Disponível em: https://www.e-flux.com/journal/11/61345/comrades-of-time/ Último acesso em: 22 de julho de 2018.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2010.

_____. Theatre of the Real. In: The Routledge Dictionary of Performance and Contemporary Theatre. New York: Routledge, 2016. Kindle edition.

KINDER, Marsha. All About the Brothers: Retroseriality in Almodóvar’s Cinema. In: APPS, Brad; KAKOUDAKI, Despina (ed.). All about Almodóvar: a passion for cinema. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009. p. 267 - 294.

PICON-VALLIN, Béatrice. Teatro híbrido, estilhaçado e múltiplo: um enfoque pedagógico. Revista Sala Preta, n. 11, São Paulo, USP, p. 193 – 211, 2011.

ROMÁN, David. Performance in America: Contemporary U.S. Culture and the Performing Arts. London and Durham: Duke University Press, 2005. Kindle Edition.

SCHECHNER, Richard. Performed imaginaries. New York: Routledge, 2015.

Entrevista

SUGAHARA, Ivan. Entrevista concedida a XXX. Rio de Janeiro, julho de 2016 e agosto de 2018.

Peças de teatro

SUGAHARA, Ivan, dir. Amores. Peça teatral. Sede das Cias, Rio de Janeiro, 2015. Criação: Os Dezequilibrados.

_____. Beija-me como nos livros. Peça teatral. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2015. Criação: Os Dezequilibrados.

_____. Fala comigo como a chuva e me deixa ouvir. Peça teatral. Casa da Glória, Rio de Janeiro, junho de 2014. Criação: Os Dezequilibrados.

Publicado

05-06-2019

Como Citar

BARCELOS, C. M. O teatro carioca no contexto do contemporâneo: hibridismos e procedimentos cênicos na "Trilogia do Amor", da companhia Os Dezequilibrados. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 5, n. 2, 2019. DOI: 10.36025/arj.v5i2.15414. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/15414. Acesso em: 29 jun. 2024.