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Dama/Mulher, Cavalheiro/Homem: papéis e relações de gênero na dança de salão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v9i2.28757

Palavras-chave:

dança de salão, condução, identidade de gênero, sexualidade, cis-heteronormatividade

Resumo

As discussões acerca da temática da dança de salão têm crescido de forma intensa principalmente na observação de aspectos como condução, relação de força entre os pares e papéis de dama e cavalheiro. Este artigo propõe refletir e evidenciar algumas propostas desenvolvidas na área que buscam romper com a cisheteronormatividade vigente na dança de salão. Apresenta-se os estudos feministas vinculados ao debate acerca de gênero, discute-se as concepções de “cocondução” proposta por Jonas Feitoza, “dama ativa” elaborada por Míriam Strack e “condução compartilhada” de Carolina Polezi e, comenta-se acerca das milongas queer e gays, bem como suas influências na problematização dos conceitos de dama e cavalheiro. Considera-se que a problematização das relações entre dama e cavalheiro, condutor e conduzido ainda é incipiente em sua teoria e pouco aplicado nas práticas pedagógicas de dança de salão.

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Biografia do Autor

Bruno Blois Nunes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professor de dança de salão desde 2006. Doutor em Educação, Mestre em História e Graduado em Educação Física e Dança pela Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Especialista em Linguaguens Verbo-Visuais e suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, IFSul, Pelotas. 

Maitê Peres de Carvalho, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduações em Fisioterapia e em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realizou pesquisa de pós-doutorado em Epidemiologia pela UFPel.

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Publicado

03-12-2022

Versões

Como Citar

NUNES, B. B.; CARVALHO, M. P. de. Dama/Mulher, Cavalheiro/Homem: papéis e relações de gênero na dança de salão. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 9, n. 2, 2022. DOI: 10.36025/arj.v9i2.28757. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/28757. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Dramaturgias e Epistemologias Insurgentes na Dança