Como a arte contemporânea de Tucumán questiona a noção de “tucumano”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v9i1.29694

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Tucumán, Imagem-pedra, Identidad, Cultura, Contaminação, Montagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as singularidades da produção artística contemporânea de Tucumán, província situada no noroeste da Argentina, a partir da noção warburguiana de cultura como contaminação. Na medida em que essa produção esteve marcada por uma forte relação entre imaginário do artista e a geografia andina, buscaremos propor a noção de imagens-pedra como forma de questionar a concepção de identidad tucumana m favor de um modo mais complexo de pensar, historicamente, a tradição artística de Tucumán; um modo fortemente marcado pela sobrevivência (Nachleben), o que nos permite pensá-la sob a perspectiva das noções warburguianas de obra de arte como sintomatologia da cultura e da montagem e como modo de construção de uma história dos intervalos.

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Biografia do Autor

Bruno Juliano, Universidad Nacional de Tucumán (UNT)

Bruno Juliano (doutor) é professor auxiliar de História da Arte Contemporânea da Faculdade de Artes da Universidad Nacional de Tucumán. Artista e pesquisador, trabalha com a memória das imagens e a arte contemporânea de Tucumán, província situada no noroeste da Argentina, região onde desenvolve projetos artísticos, curatoriais, editoriais e atividades de gestão.

Alex Martoni, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Alex Sandro Martoni (doutor) é professor auxiliar do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Centro Universitário UniAcademia. Músico e realizador audiovisual, é organizador do livro Rituais da percepção (2018). Suas pesquisas atuais envolvem o estudo das relações entre literatura, imagem e visualidade na literatura contemporânea brasileira, a realização de experiências técnicas no âmbito da fenomenologia da voz e o desenvolvimento do conceito de rituais da escuta (com o filósofo argentino Hernán Ulm).

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Publicado

28-07-2022

Como Citar

JULIANO, B.; MARTONI, A. Como a arte contemporânea de Tucumán questiona a noção de “tucumano”. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 9, n. 1, 2022. DOI: 10.36025/arj.v9i1.29694. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/29694. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Outros tempos e outras geografias / Otras épocas y otras geografías