Melancolia e poder: análise retórica dos prelúdios de Jacques-Martin Hotteterre
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v10i1.31797Palavras-chave:
Hotteterre, prelúdios, retórica, flauta transversal, músicaResumo
O presente trabalho consiste em comparar dois grupos de Préludes (Mi menor e Mi maior) de Jacques-Martin Hotteterre para flauta transversal extraídos de L'Art de Préluder, publicado em 1719. Estas micropeças constituem um paradigma para as normas ou regras de improvisação ou composição “em tempo real” do que o autor chama de Préludes de caprice. A retórica é escolhida para a análise como uma disciplina que fornece ferramentas atuais no horizonte cultural da época para explorar não apenas os aspectos composicionais das peças, mas também os vestígios dos tipos de escuta e habilidades cognitivas dos destinatários. As peças em Mi menor recorrem à melancolia como representação do caráter e perfil de comportamento do cortesão, enquanto os prelúdios em Mi maior tematizam aspectos da representação do poder, uma visão irônica do mesmo e conversas galantes.
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