Melancolia e poder: análise retórica dos prelúdios de Jacques-Martin Hotteterre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v10i1.31797

Palavras-chave:

Hotteterre, prelúdios, retórica, flauta transversal, música

Resumo

O presente trabalho consiste em comparar dois grupos de Préludes (Mi menor e Mi maior) de Jacques-Martin Hotteterre para flauta transversal extraídos de L'Art de Préluder, publicado em 1719. Estas micropeças constituem um paradigma para as normas ou regras de improvisação ou composição “em tempo real” do que o autor chama de Préludes de caprice. A retórica é escolhida para a análise como uma disciplina que fornece ferramentas atuais no horizonte cultural da época para explorar não apenas os aspectos composicionais das peças, mas também os vestígios dos tipos de escuta e habilidades cognitivas dos destinatários. As peças em Mi menor recorrem à melancolia como representação do caráter e perfil de comportamento do cortesão, enquanto os prelúdios em Mi maior tematizam aspectos da representação do poder, uma visão irônica do mesmo e conversas galantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Pérsico, Universidad Nacional de las Artes (UNA)

Professor Superior e Bacharel em Educação Musical (Universidade Nacional de La Plata) e Doutor em Artes (Universidade Nacional de Córdoba). Fez cursos de flauta transversal barroca com os professores Wilbert Hazelzet, Barthold Kuijken e flauta doce com o professor Pedro Memelsdorf. Flauta solista histórica (La Barroca del Suquía, Ensemble EOS, Musica Poetica). Foi Coordenador do Centro de Estudos de Música Antiga (CEMan - UCA). Leciona as cadeiras de Flauta Transversal Barroca, História da Música, Música de Câmara e Seminário de Retórica Musical no Diploma em Música Antiga do Conservatório Superior de Música “Manuel de Falla” da Cidade de Buenos Aires e na Cátedra de Estética da Música no Departamento de Artes Musicais e Sonoras da Universidade Nacional das Artes. Ministra seminários de pós-graduação na Argentina e no exterior, atuando como pesquisador (UNA). É diretor de 4'33'' Revista Online de Pesquisa Musical e do Mestrado em Musicologia (DAMus-UNA).

Referências

BANG MATHER, Betty; SADILEK, Elisabeth A. Johann Sebastian Bach, Partita in A minor for solo flute BWV 1013, with emphasis on the allemande: historical clues and new discoveries for performance. Nashua: Falls House Press, 2004.

BARTEL, Dietrich. Musica Poetica / Musical-Rhetorical Figures in German Baroque Music. Lincoln; Londres: University of Nebraska Press., 1997.

BARTRA, Roger. Melancolía y cultura: las enfermedades del alma en la España del Siglo de Oro. Barcelona: Anagrama, 2021.

BOCCADORO, Bruno. Apuntes a Saturno y la Melancolía. Buenos Aires: Centro de Estudios de Música Antigua - UCA, 1999.

BOWERS, Jean M. Hotteterre, Jacques[-Martin]. In: Grove Dictionary of Music and Musicians. London, Macmillan, 2000.

BROSSARD, Sébastien De. Dictionnaire de musique. Paris. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1510881v. Acesso em: 28 jul. 2020.

BULWER, John. Chirologia, or, The naturall language of the hand composed of the speaking motions, and discoursing gestures thereof: whereunto is added Chironomia, or, The art of manuall rhetoricke, consisting of the naturall expressions, digested by art in the hand, a. 1644. Disponível em: https://quod.lib.umich.edu/e/eebo/A30105.0001.001?view=toc. Acesso em: 20 out. 2018.

CASTELLANI, Marcello. Introducción crítica al “Art de Préluder...” de Jacques-Martin Hotteterre. In: CASTELLANI, Marcello (ed.). L’Art de Preluder sur la flûte traversière, sur la Flûte-a-bec, sur le hautbois et autres instruments de dessus. Studio per ed. Florencia.

CLERC, Pierre-Alaine. Discours sur la Rhetorique Musicale / et plus particulierement la Rhetorique allemande entre 1600 et 1750. Ginebra: Calwer & Luthin, 2001. Disponível em: http://crr.paris.fr/XPDF/Musique_Ancienne/rhetorique.pdf.

CRAVERI, Benedetta. La cultura de la conversación. [S.l.]: Fondo de Cultura Económica, 2004. Disponível em: https://elfondoenlinea.com/Detalle.aspx?ctit=003537R. Acesso em: 31 jan. 2018.

ELIAS, Norbert. La sociedad cortesana. [S.l.]: FCE – Fondo de Cultura Económica, 2017.

FRANÇAISE, Académie. Nouveau dictionnaire de l’Académie françoise dédié au Roy. [S.l: s.n.]. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k12803909. Acesso em: 29 jul. 2020.

FURETIÉRES, Antoine. Dictionaire de Musique. Fac-símile. París: Société de Musicologie de Languedoc, 1690.

HANSEN, João Adolfo. Barroco, Neobarroco e outras ruinas. Teresa, Revista de Literatura Brasileira. São Paulo: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – FELCH-USP/Editora, [S. l.], v. 2, n. 34, p. 10–66, 2001.

HARWOOD, John T. (ed.). The Rhetorics of Thomas Hobbes and Bernard Lamy. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1986.

HOTTETERRE, Jacques. Principes /de la /Flute Traversiere, / ou Flute d’Allemagne; / de la Flute a bec, /ou Flute douce; / et du Haut-bois. Fac-símile. París: Christophe Ballard, 1720.

HOTTETERRE, Jacques. L’art de Préluder sur la flûte traversière, sur la flûte à bec, sur l ehautbois et autres instrumens de dessus. Op.7. Paris: 1719. Fac-símile. Firenze: Studio per Edizioni Scelte, 1999.

KIRNBERGER, Johann Philipp. Die Kunst des reinen Satzes in der Musik. Berlin: 1774. Disponível em: https://imslp.org/wiki/Die_Kunst_des_reinen_Satzes_in_der_Musik_(Kirnberger%2C_Johann_Philipp). Acesso em: 15 jul. 2021.

KLIBANSKY, Raymond; PANOFSKY, Erwin; SAXL, Fritz. Saturno y la melancolía / Estudios de historia de la filosofía de la naturaleza, la religión y el arte. Madrid: Alianza editorial, 1991.

LA BORDE, Jean-Benjamin. Essai sur la Musique Ancienne et Moderne. Recurso digital. París: Pierres, Ph. D., 1780. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k503782h.r=Jean-Benjamin de LabordeessaiEssai sur la musique ancienne et moderne essai Essai sur la musique ancienne et moderne?rk=42918;4. Acesso em: 18 jul. 2021

LAMY, Bernard. La Rhetorique ou L’Art de Parler. París: Pralard, André, 1718. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k65583647.texteImage#. Acesso em: 20 mar. 2021

LÓPEZ CANO, Rubén. Música y retórica en el barroco. Barcelona: Amalgama, 2011.

MONTÉCLAIR, Michel Pignolet De. Principes de musique divisez en quatre parties, Paris: 1756. facsimil ed. Geneve, Minkoff: 1991.

RAMEAU, Jean-Philippe. Traité de L’Harmonie. Paris: Ballard, 1722. Fac-símile. Madrid: Arte Tripharia, 1983.

ROUILLÉ, Nicole. Peindre et dire les passions: la gestuelle baroque aux XVIIe et XVIIIe siècles : l’exemple du Musée Fesch d’Ajaccio. [S.l.]: Piazzola, 2006. Disponível em: https://livre.fnac.com/a1947148/Nathalie-Rouille-Peindre-et-dire-les-passions-la-gestuelle-baroque-aux-XVIIeme. Acesso em: 6 out. 2018.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Dictionnaire de musique. Recurso digital. Paris: Chez la veuve Duchesne, 1767. Disponível em: https://archive.org/details/dictionnairedem00rous/page/430/mode/2up. Acesso em: 6 jun. 2021.

SCHENEMANN, Peter J. Inocência. Paradigmas Contemporâneos do Espectador como um Eco de Rousseau. In: GAMBINI, Célia; KÜHL, Paulo Mugayar (ed.). Rousseau e as Artes. São Paulo: Ateliê Editorial, 2015. p. 147–160.

STEBLIN, Rita. A History of Key Characteristics in the Eighteenth and Early Nineteenth Centuries. New York: University of Rochester Press, 1981.

Publicado

17-05-2023

Como Citar

PÉRSICO, G. Melancolia e poder: análise retórica dos prelúdios de Jacques-Martin Hotteterre. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 10, n. 1, 2023. DOI: 10.36025/arj.v10i1.31797. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/31797. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga