Canto e gesto: considerações sobre a estética vocal na performance de polifonia sacra medieval

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v10i1.31801

Palavras-chave:

Idade Média, polifonia, tradição oral, música antiga, voz

Resumo

O movimento de música antiga se baseia mormente na análise de registros documentais do passado (partituras, tratados, relatos históricos, etc.) para suas reconstituições. Porém, restam as lacunas causadas pela falta de continuidade de uma tradição oral – afinal, nem todos os elementos da performance estão contidos nas partituras. Portanto, para preencher essas lacunas, o performador do presente precisa tomar certas decisões – e nem sempre o faz de acordo com os critérios mais objetivos. O artigo discute algumas das decisões dos músicos historicamente informados no que concerne à técnica vocal utilizada na interpretação moderna de polifonia sacra medieval, e propõe uma nova hipótese a esse respeito, com o auxílio da iconografia e do repertório popular de tradição oral.

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Biografia do Autor

Daniel Issa Gonçalves, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Natural de São Paulo e formado em Arquitetura e Urbanismo pela USP, iniciou seus estudos musicais no Brasil continuando-os na Suíça e diplomando-se na Schola Cantorum Basiliensis e na Musikhochschule Luzern. Como cantor solista, atuou em diversos países com um repertório que abrange do medieval ao contemporâneo. Em 2019, defendeu seu doutorado em musicologia na Sorbonne Université.

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Publicado

17-05-2023 — Atualizado em 25-05-2023

Versões

Como Citar

GONÇALVES, D. I. Canto e gesto: considerações sobre a estética vocal na performance de polifonia sacra medieval. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 10, n. 1, 2023. DOI: 10.36025/arj.v10i1.31801. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/31801. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga