O indizível e as obras imaginárias de Klein e Craig

Autores

  • Luiz Fernando Ramos USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v1i1.5260

Palavras-chave:

Indizível, Ives Klein, Gordon Craig

Resumo

Parte-se da noção wagneriana de indizível para examinar proposições de Ives Klein, como as da sensibilidade pictórica imaterial, do teatro do vazio e do teatro particular, e projetos de Gordon Craig como o uber-marionette e o do Drama for Fools. A hipótese em jogo é a de que com suas obras imaginárias ambos operaram no campo em que o indizível torna-se a obra, e por isso reverberam nos procedimentos de artistas da cena contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Ramos, USP - Universidade de São Paulo

Luiz Fernando Ramos é professor associado do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É pesquisador do CNPq e coordena o Grupo de Investigação do Desempenho Espetacular – GIDE. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes cênicas da USP entre 2006 e 2010 e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas no biênio 2008-2010. Desde 2008 é critico de teatro da Folha de São Paulo.

Referências

CRAIG, Gordon. Scene. London: Humphrey Milford & Oxford University Press, 1923.

CRAIG, Gordon. To the Marionette Drama: Notes. Florence: Typescript, 1917.

CRAIG, Gordon. Le Théâtre des Fous / The Drama for Fools. Charleville-Mézières: Institut International de la Marionette & L’ Entretemps, 2012.

CRAIG, Gordon. On the Marionette: Puppets and Poets: The Chap Book. A Montly Miscellany, n.20, fev. 1921.

EYNAT-CONFINO, Irene. Beyond the Mask: Gordon Craig Movement and The Actor. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1987.

KANT, Immanuel, Critique of the Power of Judgment. Cambridge, Cambridge University Press, 2000, p.103.

KLEIN, Yves. Overcoming The Problematics of Art – The Writings of Yves Klein. New York: Spring Publications, 2007.

RIOUT, Denys. Yves Klein: Expressing the Immaterial. Paris: Éditions Dilecta, 2010.

DELACROIX, Eugène. The Journal of Eugène Delacroix, Translated by Lucy Norton. London: Phaidon, 1995.

SENELICK, Lawrence. Gordon Craig’s Moscow Hamlet: a reconstruction. Westport & London: Greenwood Press, 1982.

SINISCALCHI, Marina M. Il trionfo Della Marionetta: texti e materiali inediti di Edward Gordon Craig. Roma: Oficina Edizioni, 1980.

SINISCALCHI, Marina M, EG Craig: the Drama for Marionettes, Theatre Research International, vol. 5, n.2, p.122-37, Spring 1980.

TAXIDOU, Olga. The Mask: a periodical performance by Edward Gordon Craig. Amsterdam: Harwood Academic Publishers, 1998.

WAGNER, Richard. Orchestra’s power of speech: analogy with gesture. In: GOLDMAN, Albert; SPRINCHORN, Evert. (Eds). Wagner on Music and Drama. New York: Da Capo Paperback, 1964.

WALL, Jeff. Depiction, Object, Event. Hermes Lectures’. Hertogenbosch: The Netherlands, 2006.

WEITEMEIER, Hannah. Klein. Köln:Tashen, 2005.

Publicado

01-05-2014

Como Citar

RAMOS, L. F. O indizível e as obras imaginárias de Klein e Craig. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 35–47, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i1.5260. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5260. Acesso em: 28 mar. 2024.