As apropriações da dança a partir da prática do jogo digital "Just Dance"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v9i2.28260

Palavras-chave:

cultura digital, dança, dança digital, jogo digital, Just Dance

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever e analisar as apropriações que jogadores de Just Dance fazem do jogo e da dança. Para o alcance dos objetivos, foi utilizada as técnicas de observação, grupo focal (GF) e conversas espontâneas em um grupo de WhatsApp. Os dados do presente estudo trazem evidências de que os sujeitos que participaram dessa pesquisa extrapolam o que foi previsto e proposto inicialmente para o jogo. Criam, a partir da prática do jogo, novas formas de apropriação que vão para além do ato de jogar. Essa experiência possibilita que esses jogadores deixem de ser expectadores e usuários e passem a participar ativamente da criação e circulação de novos conteúdos digitais. Imersa na cultura digital, a dança é uma fonte de expressão que explora as possibilidades de movimento e dá vazão à criatividade em tempos que a tecnologia faz parte de nós.

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Biografia do Autor

Paola Luzia Gomes Prudente, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professora do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Professora do Colégio Santo Agostinho. Doutora em Estudos do Lazer pela UFMG (2020), Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna (2009). Pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Estácio de Sá (2017) e em Treinamento Esportivo pela Universidade de Itaúna (2003). Graduada em Educação Física pela Universidade de Itaúna (2002). Presidente do núcleo docente estruturante do curso de Educação Física da UEMG. Membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas EduDança, Ciranda e LEPEC. 

Elisângela Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora e mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); graduada em Educação Física e pós-graduada em Dança Moderna Educacional pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), onde dirigiu e coreografou o Grupo de Dança Compassos. Docente da área de Dança no Curso de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas gerais (EEFFTO/UFMG). Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL). Líder do Grupo de Pesquisas EduDança. Coordenadora do Programa de Extensão EduDança. Bailarina e coreógrafa. 

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Publicado

02-12-2022 — Atualizado em 04-12-2022

Versões

Como Citar

PRUDENTE, P. L. G.; CHAVES, E. . As apropriações da dança a partir da prática do jogo digital "Just Dance". ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 9, n. 2, 2022. DOI: 10.36025/arj.v9i2.28260. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/28260. Acesso em: 21 dez. 2024.