Engramas: polaridades dinâmicas na imagem "Diadorim II" de Arlindo Daibert
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v9i1.29704Palavras-chave:
Warburg, Engramas, Imagem, Diadorim, Arlindo DaibertResumo
A xilogravura do artista plástico brasileiro Arlindo Daibert (1952-1993), Diadorim II, é o meio pelo qual se investiga a noção de engrama e Pathosformel segundo Aby Warburg (1866-1929). Imagem motivada pelo romance de João Guimarães Rosa (1908-1969), Grande sertão: veredas (1956), em que se debatem forças dinâmicas contrastantes – lógica e magia, razão e desrazão, aparição e ocultamento –, semelhante ao fluxo narrativo rosiano. Deste modo, com os procedimentos metodológicos de Warburg (aproximativo, analógico, pelas reminiscências e filológico), explorou-se o caráter de transmissão presentes na imagem e na dimensão do páthos na personagem Diadorim, o que permitiu encontrar a sua dimensão cosmológica.
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- 11-08-2022 (2)
- 28-07-2022 (1)
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