Corpos dissidentes, vozes dissidentes: arte em tempos de rede
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v11i2.31032Palavras-chave:
inclusão, diversidade, música, performance, censura midiáticaResumo
Entre 2021 e 2022, duas situações vivenciadas pelos autores do texto envolveram a participação aberta do público por meio de redes sociais. A primeira, vinculada ao festival de performance Durante,, celebrou o happening Do corpo à terra por meio de seleções de videoperformances, mesas-redondas e publicações, com o apoio da Associação Brasileira de Críticos de Arte, ABCA; a segunda, em parceria com o Centro de Referência das Juventudes, CRJ, em Belo Horizonte, envolveu um bate-papo sobre a cena musical brasileira, a partir de artistas representantes de distintos universos. O artigo tem por objetivo discutir, a partir das situações descritas, a validade das mídias sociais no sistema contemporâneo de deslocamento, alcance e repercussão de questões hodiernas, além de, da mesma forma, dimensionar o impacto do hackeamento de base ideológica conservadora na desconstrução dos debates, principalmente por meio do ataque direcionado ao campo das artes.
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