Corpos dissidentes, vozes dissidentes: arte em tempos de rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i2.31032

Palavras-chave:

inclusão, diversidade, música, performance, censura midiática

Resumo

Entre 2021 e 2022, duas situações vivenciadas pelos autores do texto envolveram a participação aberta do público por meio de redes sociais. A primeira, vinculada ao festival de performance Durante,, celebrou o happening Do corpo à terra por meio de seleções de videoperformances, mesas-redondas e publicações, com o apoio da Associação Brasileira de Críticos de Arte, ABCA; a segunda, em parceria com o Centro de Referência das Juventudes, CRJ, em Belo Horizonte, envolveu um bate-papo sobre a cena musical brasileira, a partir de artistas representantes de distintos universos. O artigo tem por objetivo discutir, a partir das situações descritas, a validade das mídias sociais no sistema contemporâneo de deslocamento, alcance e repercussão de questões hodiernas, além de, da mesma forma, dimensionar o impacto do hackeamento de base ideológica conservadora na desconstrução dos debates, principalmente por meio do ataque direcionado ao campo das artes.

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Biografia do Autor

Francesco Napoli, Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Professor da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Artista que atua por meio da poesia, música, performance, intervenções urbanas, pesquisa e docência; integra os projetos Divergência Socialista, Falcatrua e Orquestra Opus. Apresenta, produz e edita os programas Tropofonia, na rádio UFMG Educativa, e Ágora Agora, na rádio Favela FM. Faz produção e curadoria do festival de arte contemporânea e performance Durante,. Possui graduação em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH (2001), mestrado em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP (2008), e doutorado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2021). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: música e suas relações com as artes visuais, educação (metodologias ativas), arte (performance) e humanidades.

Yacy-Ara Froner, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Yacy-Ara Froner Gonçalves é professora titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG; responde pelos campos das História das Artes no curso de graduação em Artes Visuais e Ciência do Patrimônio no curso de graduação em Conservação-Restauração. Mestre e doutora em História pela Universidade de São Paulo, USP, com estudos de pós-doutorado sênior no International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property, ICCROM-Roma (bolsa CAPES), sob supervisão de Jukka Jokilehto, e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo, FAU-USP (bolsa CNPq), sob supervisão de Beatriz Kühl. É subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG.  Pesquisadora PQ-CNPq, estuda o interstício entre Curadoria, História das Coleções e Preservação. Coordenadora da Rede Mineira de Museus, REMIN (FAPEMIG/CNPq) e curadora do Festival Durante,.

 

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

NAPOLI, F.; FRONER, Y.-A. Corpos dissidentes, vozes dissidentes: arte em tempos de rede. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i2.31032. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/31032. Acesso em: 21 dez. 2024.